POLÍTICA

PDT Maranhão do tamanho de sua história

Texto de Chico Leitoa/Extraído do Blog John Cutrim

Partido Democrático Trabalhista
Partido Democrático Trabalhista

É na adversidade se revelam as grandes virtudes. De repente o PDT do Maranhão se viu às voltas com um problema no mínimo complicado. Depois de dois anos anunciando que indicaria o Vice na chapa de oposição, inclusive ter escolhido um nome com história no partido, teve que ser submetido a uma repactuação, no sentido atrair outras forças do campo oposicionista e claro, aumentar as chances de vitoria na complicada eleição para o governo do Maranhão.

Qualquer gesto do PDT do Maranhão se traduziria na consolidação ou num baque sem precedentes para a oposição ou mesmo num tiro certeiro do grupo dominante.

O PDT tem a cara de Jackson Lago
O PDT tem a cara de Jackson Lago

Estava, portanto nas mãos do PDT do Maranhão, uma grande responsabilidade. Ou discutir fortemente na tentativa de digerir o problema e depois enfrentar a direção nacional extremamente chateada ou radicalizar e colocar mesmo fora de tempo, a candidatura do bom caráter Hilton Gonçalo, que além de gestor exitoso, dispunha de certa estrutura material para a campanha, uma vez que o outro caminho de cara foi matéria vencida pela opinião da maioria esmagadora. Restou, portanto, depois de exaustivas reuniões, o posicionamento a ser homologado no mesmo local e data da convenção nacional na sede do partido em Brasília, que contou inclusive com a presença da Presidenta Dilma, celebrando o apoio do Partido à sua reeleição, numa aliança com o PMDB, exatamente o Partido que tentava de todas as formas ter o PDT no seu leque de aliança. Dilma fez um discurso, claro, falando das suas dificuldades e avanços, mas principalmente como ex-pedetista, e em tom de emoção reviveu sua convivência com Brizola. Naquele momento, percebi que mesmo tendo o desejo do alinhamento do PDT do Maranhão com o PMDB, dificilmente faria carga pois naquele instante se traduzia algo ligado a sentimento, e a nível de Estado entrava em sena a cassação e as circunstancias da morte de Jackson, o grande representante da oposição nos últimos tempos.

A âncora do partido, portanto, é a história e o legado dos seus grandes lideres e o foco, os interesses da população. A posição do PDT do Maranhão, não poderia ser outra e ela foi respeitada pela direção Nacional do Partido.

O PDT do Maranhão deu uma lição de desprendimento e se mostrou grande porque grande é sua história.

Espera o mesmo de todos os partidos de oposição.

Por Chico Leitoa

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo