Parque Folclórico agora tem nova identidade
O vereador de São Luís e vice-líder do governo na Câmara, Ivaldo Rodrigues (PDT), pediu através de requerimento ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que fosse feita uma justa homenagem ao cantador Humberto de Maracanã, falecido no dia 19 de janeiro deste ano. O pedido do vereador foi formalizado através da câmara municipal de São Luís e encaminhado ao governador, com uma cópia à secretária de cultura do Estado, Ester Marques.
Na indicação, Ivaldo Rodrigues sugeriu que o Parque Folclórico da Vila Palmeira fosse batizado com o nome do Mestre Humberto de Maracanã; além do material de divulgação do festejo junino deste ano, em qualquer tipo de mídia, fosse elaborado homenageando o Cantador de Toadas. Após a indicação do vereador Pedetista, Flávio Dino acatou o pedido e fez essa grande homenagem.
De acordo com o requerimento de Ivaldo Rodrigues, Humberto de Maracanã, era um mestre da cultura popular maranhense e reconhecido pelo Ministério da Cultura. Segundo o vereador, há mais de 40 anos Humberto fazia parte de um dos mais grupos de Bumba-Meu-Boi no sotaque de matraca do Estado, o Boi de Maracanã.
“Essa foi uma grande homenagem, mas, não chega ao tamanho da história que Humberto de Maracanã fez durante esses mais de 40 anos lutando pela grandeza da cultura maranhense. Graças a Deus o governador Flávio Dino reconheceu nosso pedido e imediatamente decretou; agora todo mundo vai pode chamar o Parque Folclórico da Vila Palmeira, pelo nome de um dos maiores cantadores do Maranhão, Humberto de Maracanã”, disse Ivaldo Rodrigues, ao destacar que também é um amante da cultura popular maranhense.