BEQUIMÃO

Parceria entre Prefeitura e UFMA vai realizar exames preventivos em mulheres quilombolas de Bequimão-MA

Após reunião com representantes da Prefeitura de Bequimão, o Professor Drº José Eduardo Batista (Chefe do Departamento de Patologia da UFMA), apresentou um Projeto sobre saúde da mulher, que trabalha as “Alterações Citológicas, Doenças Sexualmente Transmissíveis em Mulheres Quilombolas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Municípios do Maranhão”. Após ouvir o professor Batista, a Prefeitura de Bequimão fechou a parceria com a Universidade Federal do Maranhão para execução desse projeto que vai beneficiar diretamente mulheres quilombolas.

Segundo o Chefe do Departamento de Patologia da UFMA, o projeto visa realizar exames preventivos e consultas uma vez por mês em mulheres de 15 a 75 anos moradoras de Quilombos. A ação faz parte de um projeto de estudo composto por 2 professores e 3 estudantes de pós-graduação em saúde da UFMA.

Após a reunião foi acordado que a primeira ação irá acontecer dia 28 de março, das 8h às 14h, na UBS do povoado Quindíua, com mulheres da comunidade Santa Rita. Segundo o professor responsável pelo projeto, serão atendidas 30 mulheres quilombolas por ação.

Atualmente o município de Bequimão já dispõe de 11 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. Um dos motivos que levou a Prefeitura de Bequimão fechar a parceria com a UFMA para realização de exames e consultas em mulheres quilombolas.

Durante a reunião estiveram presentes os secretários Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), Rodrigo Martins (Cultura), Karine Moraes (coordenadora da Atenção Básica), Francisco Macedo (coordenador da Secretaria de Igualdade Racial e líder Quilombola), o vice-prefeito Magal (representando o prefeito Zé Martins) e o Professor Drº José Eduardo Batista (UFMA).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo