NOTÍCIAS

Painel realizado pelo Vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) sobre Saúde Filantrópica mostra novos caminhos

O vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT),  realizou nesta terça feira (29), no Plenário SIMÃO ESTÁCIO DA SILVEIRA do palácio PEDRO NEIVA DE SANTANA da Câmara municipal de São Luís, um Painel com o tema: “A ATUAL SITUAÇÃO DA SAÚDE FILANTRÓPICA EM SÃO LUÍS E NO MARANHÃO” que debateu a atual situação da saúde nos hospitais filantrópicos de São Luís.

Durante o debate que contou com a presença de várias autoridades em saúde e inúmeros vereadores, o tema foi discutido e analisado pelos presentes, que explanaram os principais problemas encontrados dentro das instituições de saúde filantrópica.

Para o vice-presidente do Conselho da Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Belo, Dr. Antônio Dino Tavares, a situação é mais complicada que imaginamos. “A situação dos hospitais filantrópicos está virando uma bola de neve e não está pior graças a pessoas que doam e ajudam nossas instituições. O único hospital do câncer no Maranhão que fazia tratamento gratuito era o Aldenora Belo, mas o Estado inaugurou um ano passado. Parte dos pacientes são crianças e a fundação vai ter que fazer uma UTI pediatra para tratar câncer infantil. A filantropia representa 51% do atendimento no Brasil. Precisamos unir todos, ou a situação vai piorar ainda mais”, destacou o diretor.

De acordo com o Requerimento de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Luís, o painel trouxe o tema para discutir um melhor caminho para que a saúde Filantrópica de São Luís seja vista e valorizada como ela merece.

O vereador Ivaldo Rodrigues, destacou a importância desses hospitais na vida da população, principalmente em São Luís. “É de suma importância o papel dos hospitais filantrópicos na rede de atenção à saúde, e por isso necessita-se de ações para o fortalecimento e ampliação dos seus atendimentos. A partir de agora vai ser formada uma comissão permanente para que essas instituições sejam vistas como quem ajuda as pessoas”, destacou o vereador pedetista autor do requerimento.

A secretária municipal de Saúde de São Luís, Drª Helena Duailibe, falou do papel do poder público e mostrou as dificuldades encontradas principalmente pelo município, já que a prefeitura paga o atendimento do SUS e o governo federal quando repassa, ainda não cobre o valor. Dessa forma, segundo a secretária, sofre o município e principalmente os hospitais filantrópicos.

Para Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) e diretor da Santa Casa de Misericórdia, o grande problema está no repasse do governo federal, apesar, segundo Murad, de que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um grande programa. Para Murad, é preciso fazer um estudo e ver a importância dos hospitais filantrópicos em nosso estado, já que metade está fechando as portas por falta de recursos.

Estiveram presentes ao Painel, os vereadores Dr. Gutemberg Araújo (PSDB), José Joaquim (PSDB), Dr. Sebastião Albuquerque (DEM), Eidimar Gomes (PSDB), Ivaldo Rodrigues (Autor do Requerimento), Marlon Garcia (PTdoB), Ricardo Diniz (PHS), Pavão Filho (PDT), Pereirinha (PSL), Marquinhos (DEM), Armando Costa (PSDC), Josué Pinheiro (PSDC), Nato (PRP), Professor Lisboa (PCdoB) e Rose Sales (PV). Também esteve presente o Dr. José Jorge (Diretor de relações Institucionais da Cemar).

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo