casa » ESPORTE » O futebol é um espetáculo. O estádio virou um circo. E nós somos os palhaços!

O futebol é um espetáculo. O estádio virou um circo. E nós somos os palhaços!

COMPARTILHE
Estádio lotado de Brasileiros felizes

Estádio lotado de Brasileiros felizes

Respeitável público torcedor do futebol Maranhense! Saque da infância seu nariz vermelho e pode usá-lo à vontade. Nós, que pagamos os ingressos, que discutimos com o vizinho fanático, que ouvimos rádio e acessamos os sites esportivos todos os dias para acompanhar o que acontece com nosso clube do coração; Teimamos em acreditar na lisura dos homens que dirigem o futebol maranhense. “Eu e você”, querido leitor, que somos os palhaços desse espetáculo chamado futebol brasileiro, agora podemos fazer um pedido ao Papai Noel…

Eu fiquei tentado a completar a frase anterior. Mas lembrei-me que esse espetáculo circense já é tradição de longas datas no estado do Maranhão. Tão velho que já deveria estar aposentado há muito tempo. Deveria ser apenas uma mancha espúria na nossa memória, a macular a tão glorificada história do futebol maranhense. Mas a chamada “Desorganização” transformou-se num fantasma insistente, teimoso, indeciso, do qual não conseguimos nos livrar. Mesmo elegantemente fantasiado de “Sério”, como quiseram nos convencer os promotores do caso Sampaio x Balsas, podemos facilmente sentir seu asqueroso odor peculiar: o mau cheiro do poder do mais forte, aquele que sempre vence, principalmente se tratando de FMF. É lamentável.

Um campeonato é feito por todos os clubes e nunca só por um.

Vamos raciocinar só um pouquinho, porque não precisa de esforço para sentir o cheiro forte de sujeira na coisa toda. Um exemplo muito fácil.

Somos todos eleitores. Se estivermos irregulares, por alguma razão, com a justiça eleitoral, nem precisávamos tentar votar. Não iríamos conseguir. Se usarmos um título de eleitor falso, vamos para a cadeia. E sabemos disso. Porque existe uma coisa chamada organização que nos impede de fraudar o sistema.

Quer outro exemplo? Tente comprar qualquer coisa a prazo se você pisou na bola e entrou na lista negra de mau pagador… Não vai conseguir. Meia hora depois de cair na lista, você perde o credito.

Mas um clube consegue faltar uma partida de futebol, simplesmente por que disputa outra competição. E depois, punem? Opa! Algo cheira mal… Teria a Federação entendido errado o pedido da Bolívia para não comparecer ao estádio Cazuza Ribeiro, ou fundamental mesmo, seria o momento em que o Sampaio disputava uma vaga a Série B do brasileiro?

Não vou nem perguntar se a situação fosse o oposto; se fosse um time do interior… Já Sabemos a resposta.

Então, nobre amigo palhaço, console-se. Se vai continuar torcendo, acreditando que um campeonato se decide de acordo com a tabela planejada no início; saiba que você está sendo enganado. Saiba que os cartolas estão rindo da sua cara, gastando a grana que você deixa na bilheteria, que você gasta para ajudar seu clube. E o seu time do coração continua falindo. Eles não estão nem aí com aquilo que chamamos de futebol. Isso para eles é apenas um negócio extraordinariamente divertido, onde a Federação Maranhense de Futebol (FMF) terá muito mais lucro, que os próprios clubes que gastam o que não tem, ficando muito mais endividados.

 Sou hoje um palhaço homenageado!

Senegal faz homenagem aos palhaços

Senegal faz homenagem aos palhaços

Ontem (17) o 4° arbitro da partida entre MAC x Sampaio realizada no estádio Nhozinho Santos, José Reinaldo Mendes Soares, conhecido como “Senegal” membro da Ceaf (Comissão Estadual de Árbitros de Futebol), protestou com uma máscara de palhaço, contra o presidente da entidade, Marcelo Filho, simplesmente porque foi pouco aproveitado durante 15 anos na comissão. Enquanto isso, jogadores e comunicadores, reclamam do excesso de jogos trabalhados.

A hora da emoção!

Jogo dia sim, dia não. As rádios já não conseguem mais desligar seus equipamentos de transmissão do estádio Municipal Nhozinho Santos. Os narradores já estão sem voz e não tem o que inventar para levar a grande emoção vivida através do rádio esportivo. “O narrador virou um ator de emoções”. Todo mundo está cansado! Até o Papai Noel. Ah!… Ainda restam dois jogos da final da Copa Cidade 2013.

 

 

 

Sobre João Filho

2 comentarios

  1. Darvinson Santana

    Faltou dizer do que se trata?
    Não entendi a razão das críticas?

    • João Filho Pereira

      Meu caro leitor, isto foi notícia nacional e vc ainda não sabe do que se trata? È bom acompanhar melhor nosso futebol… um abraço

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Vereadora Fátima Araújo vistoria obras da reforma da Praça da Juventude no bairro João de Deus

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), esteve na manhã desta quarta-feira (10), acompanhada ...

Vereadora Fátima Araújo vistoria reforma da Quadra do João de Deus e encontra obra bastante avançada

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), esteve nesta terça-feira (25), vistoriando os serviços ...

Vereadora Fátima Araújo acompanha Flávio Dino durante vistoria da obra da Quadra Poliesportiva do João de Deus

Na manhã deste sábado, dia 01 de junho, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo ...

No Dia Internacional da Mulher é hora de falar sobre futebol

GRANDE ILHA – Durante muito tempo os conceitos enraizados pelo senso comum, estabeleceram como predominante ...

Fátima Araújo participa da inauguração do estádio Moreirão, no bairro Santo Antônio

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na tarde deste sábado (23), da ...