Nem Freud explica saída de Edson Porto do URT
Quase três meses após ser anunciado, Edson Porto foi o primeiro técnico do Campeonato Mineiro a deixar o clube que treinava na temporada de 2016. A decisão foi confirmada pela presidência do URT, nesta quarta-feira, e o motivo não tem nada a ver com o resultado do primeiro teste, quando a equipe perdeu para o Crac-GO. Além do treinador, o preparador de goleiro, Mazinho, o preparador físico, Florindo Ghidine e o gerente de futebol, Waltinho, também deixam o clube.
O presidente do URT, Roberto Túlio de Miranda, afirmou que o desentendimento em relação ao valor do “bicho”, premiação extra que o clube paga ao elenco quando a equipe consegue um bom desempenho, motivou a saída.
– Foi um problema a respeito do valor da premiação oferecida. Resolvemos então trocar a comissão – explicou.
Segundo o Edson Porto, o valor da premiação oferecido aos atletas era cinco vezes maior que o da comissão técnica. Quando foram reivindicar valores próximos, a diretoria não aceitou.
– A gente reivindicou e a direção não aceitou. A dos jogadores seria de R$ 1 mil, e a da comissão técnica seria R$ 200. Na verdade, ficamos sem saber o que realmente aconteceu. Não pedimos demissão, mas a direção tem seus motivos. Não houve discussão, nem atrito. É uma coisa normal – explicou Edson Porto.
No último sábado o elenco fez o primeiro teste no amistoso contra o Crac, em Catalão-GO. Com dois gols contra, o time de Patos de Minas perdeu por 2 a 1. Analisando a atuação, Edson Porto considerou a URT superior e afirmou que a demissão não está relacionada com o jogo teste.
– Eu acredito que não tenha influenciado. Se tiver algo a ver, é complicado. Quero acreditar que seja só essa divergência financeira. O grupo vinha bem demais e sem problemas entre os jogadores, direção ou comissão técnica – comentou o agora ex-treinador do URT-MG.
PRÓXIMOS PASSOS DO URT
Para a vaga em aberto, o presidente tem um nome: Ademir Fonseca, ex-treinador do Guarani (SP).
– Ele deve chegar até o fim da semana. Nós conhecemos o trabalho dele. Ontem fizemos uma lista com cinco nomes e chegamos ao Ademir – adiantou Roberto.
Edson Porto, que foi anunciado pela URT no dia 15 de outubro, tem experiência internacional e analisa possibilidades de voltar a comandar times no exterior.
– Hoje tive uma sondagem. Está bem encaminhada, mas não é algo 100%. A oportunidade seria para fora do Brasil e a possibilidade é grande – disse Edson.