Motocicletas desfilam em Bequimão como se fossem bicicletas Infantis
A onda das motocicletas tomou conta das pequenas cidades do interior do Maranhão. Não a diferença entre zona urbana e rural. Em todos os lugares, encontra-se motocicletas novas, semi-novas, velhas, habilitadas, irregulares e até sem o cano de descarga e faróis. Este é o caso da pacata cidade de Bequimão, na baixada maranhense.
Na maioria das vezes as pessoas pilotam sem habilitação, sem capacetes e em alta velocidade. São Veículos que não oferecem segurança a população e isso tem causado dezenas de acidentes no município, muitos até com vítimas fatais.
A cidade de Bequimão conta hoje com uma secretária de segurança, que administra a guarda municipal e nada foi feito até agora, para coibir a violência no trânsito. São crianças pilotando motocicletas, sem o uso do equipamento de segurança, o capacete. Na maioria das vezes, jovens embriagados e até 4 pessoas em um só veículo.
Nos últimos meses, foram dezenas de acidentes com moto no município de Bequimão e quase metade, teve vitimas fatais.
No município de Bequimão o veículo, moto, virou um verdadeiro brinquedo, tanto para os adultos, quanto para as crianças. Sem polícia na cidade, a guarda municipal seria a responsável pela segurança no trânsito, o que não acontece há muito tempo.
O que está faltando? É ordem ou coragem?
O secretário municipal de segurança, Dr. Cassiano, deveria sair do gabinete e no mínimo, dar uma volta ao município e observar o desmando nas ruas e avenidas de Bequimão. Assim também deveria fazer o comandante da guarda municipal, o senhor Saldanha, que faz vista grossa na cidade e deixa o trânsito virar uma verdadeira bagunça.
De quem é a culpa da bagunça? Do poder público ou de quem não conhece as leis?
A educação no trânsito é importante, mas só isso não basta. Precisamos coibir a violência nas ruas e avenidas, multar os infratores e apreender os veículos irregulares. Bequimão virou um depósito de veículos sem documentos e sem motoristas. Um verdadeiro refúgio para quem não paga IPVA, não tem habilitação e compra motos montadas de várias marcas e modelos.
Em dias de festas no município de Bequimão, o perigo é dobrado. São motoqueiros em alta velocidade, seja no asfalto ou em estrada vicinal.
Não precisa a Polícia Militar ou os agentes do DETRAN, para acabar com essa banalização e desordem. A guarda municipal tem o poder de coibir, se quisesse trabalhar e cumprir com suas obrigações.
Aqui fica o recado; ou o prefeito Zé Martins aperta o secretário municipal de segurança, ou muitas tragédias serão registradas nas festas de final de ano, como a que aconteceu dia 24 na rua Gedeon Araújo, no bairro Cidade Nova, onde um motoqueiro sem habilitação, em alta velocidade e bêbado, morreu ao bater em caminhão.