casa » EDUCAÇÃO » Maranhão inaugura sua primeira Liga Acadêmica de Psicologia
FUNDAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA SOCIAL DO MARANHÃO-LAPSMA

Maranhão inaugura sua primeira Liga Acadêmica de Psicologia

COMPARTILHE

O Maranhão entra na lista dos Estados que possuem Liga Acadêmica de Psicologia. Nesta quarta feira (4), foi realizada a solenidade de fundação na Universidade CEUMA, onde houve a cerimônia de posse da primeira diretoria da Liga Acadêmica de Psicologia Social do Maranhão (LAPSMA).

Durante a cerimônia de posse, estiveram presentes as estudantes de Psicologia do Ceuma, Daurinete Gomes da Silva (Vice-Coordenadora da LAPSMA), Jozielma Bastos da Silva Barros (Presidente da Liga) e Regina Celia Cantanhede França (Vice-Presidente), e as Professoras Helena Rúbia Santana Botelho e Kalline Silva Azevedo Costa. A cerimônia foi marcada pela presença da coordenadora do curso de Psicologia da Universidade CEUMA, a Drª Francisca Silveira, além da presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA), Drª Nelma Pereira da Silva; os professores Jadir Lessa, Drª Pollianna Galvão, Suely Lima, Michelle Fontes, Drª Cândida Alves e Drª Cristiane Valente. Alunos e Professores do curso de psicologia do Ceuma, fundaram a liga com o objetivo de discutir temas elucidados a psicologia social, destinando-se a difusão do conhecimento teórico de ensino e aprendizagem.

liga4 liga5

Após a solenidade de posse da diretoria, a presidente da LAPSMA, Jozielma Barros falou do momento e da grandeza da Liga.

“A cerimônia de posse da LAPSMA é um marco histórico, pois é a primeira liga acadêmica de Psicologia do Maranhão, a quarta do nordeste e a décima segunda liga de Psicologia do Brasil. É um enorme prazer fazer parte dessa história com um projeto voltado para o social”, destacou a primeira presidente da Liga.

CONHECENDO UMA LIGA

As Ligas Acadêmicas são organizações estudantis, criadas e gerenciadas por acadêmicos, entidade importante para a condução das atividades, dentro das determinações de seus projetos e coordenada por professores orientadores e coorientadores. A LAPSMA nasce com o compromisso de ampliar pesquisas científicas, aprimorar conhecimentos científicos, bem como desenvolver projetos que visam a capacitação de acadêmicos do curso de psicologia e profissionais interessados por esta área. A Liga busca compreender o comportamento do indivíduo que interage em sociedade. E como ciência, tentar entender quais são suas motivações e o que leva a buscar a realização de seus sonhos, continuação de suas crenças, perpetuação de seus valores, religião, e cultura. Desta forma, as Ligas não se limitam a assumir o papel de suprir as lacunas de disciplinas e deficiências do ensino nas faculdades.

FINALIDADES DA LAPSMA

A LAPSMA tem por finalidade proporcionar aos seus membros a oportunidade de ampliar seus conhecimentos teóricos sobre determinado assunto, sem, no entanto, restringi-lo; permitindo treinos de habilidades práticas, produção de novos conhecimentos, compreensão da demanda populacional, partindo de uma visão local para uma visão em nível mundial; melhorando a qualidade de assistência e de vida da população assistida; reduzindo o distanciamento entre Universidade e Sociedade, visto que entende a Universidade como uma entidade social estruturada, em última análise, para a própria sociedade.

liga1 liga6

Para a estudante de psicologia e vice-presidente da LAPSMA, Regina Celia, o momento é de reflexão e busca do conhecimento. A liga vai mudar a história do novo profissional em Psicologia.

“A Psicologia Social, como ciência e profissão, está preocupada com o bem estar do ser humano, nas suas relações interpessoais nos grupos dos quais participam e dependem nas instituições, organizações e na sociedade em geral. – Bock diz que a Psicologia Social vai além da prática da Psicologia Comunitária – Em várias universidades brasileiras e estrangeiras, as Ligas Acadêmicas tem se mostrado um instrumento útil por meio de atividades de ensino, pesquisa e de extensão, e é dessa forma que ela se torna extremamente importante para a comunidade acadêmica e para a sociedade”, enfatizou a vice-presidente da Liga.

A diretoria, organização e coordenação eleita da LAPSMA para cumprir mandato de 1 (um) ano referente à gestão 2015/2016 foi formada e tomou posse os seguintes membros:

Pesidente: Jozielma Bastos da Silva

Vice-Presidente: Regina Celia Cantanhede França

Secretárias: Lourena Castro Rodrigues e Renata Gonçalves Meneses

Tesoureira: Almerinda Botelho Prazeres;

Diretora Científica: Profª Rosimary Leão Mondaini

Coordenador Geral: Prof° Amilton Carlos Camargo

Vice-Coordenadora: Daurinete Gomes da Silva

Coordenadora de Ensino: Romice Dutra Serra

Vice-Coordenadora de Ensino: Josilene Dias Nunes

Coordenadora de Extensão: Luana Patrícia Castro Nogueira

Vice-Coordenadora de Extensão: Antonia Thacyara Dias de Brito

Coordenadora de Pesquisa: Rosa de Paula e Silva Prado

Orientadoras: Profª Helena Rúbia Botelho, Profª Kalline Silva Azevedo Costa e Profª Nelma Pereira da Silva

TEXTO: Jozielma Barros & Regina França

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Othelino abre canal de diálogo com estudantes de Medicina da Uema

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quarta-feira (4), ...

Após solicitação da vereadora Fátima Araújo, IEMA inicia cursos de Mecânica de Moto e Cabeleireiro na Vila Conceição/João de Deus

Na noite desta segunda-feira (2) aconteceu a aula inaugural dos cursos de Mecânica de Motos ...

Projeto Sonho na Ponta dos Pés, mantido pela vereadora Fátima Araújo, abre inscrições para novas turmas

O projeto Sonho na Ponta dos Pés (aulas de Ballet), criado e mantido pela vereadora ...

Projeto Educar para Vencer reinicia suas atividades no bairro Vila Conceição/João de Deus

Um dos grandes projetos sociais mantidos pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), no ...

IESF abre inscrições para vestibular

O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF está com inscrições abertas para o vestibular ...