casa » NOTÍCIAS » Maranhão é destaque na RuralTur

Maranhão é destaque na RuralTur

COMPARTILHE

Considerado um dos maiores eventos de Turismo Rural do Sistema Sebrae, a feira contou com a estrutura de 40 estante e teve o objetivo de alavancar o turismo no meio rural, como forma de gerar renda para a produção associada ao turismo, com ênfase para a Gastronomia, Cultura, Agronegócio e Artesanato.

O Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional de Balsas, esteve presente com um estande no evento, onde a gestora de projetos Cecília Salata, apresentou a diversidade do artesanato do estado.

“O RuralTur tem se destacado no calendário de eventos da região, dada sua importância para o agronegócio e o artesanato, atividades estas que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da economia do país. É uma força tarefa do Sebrae, pois, efetivamente, o agronegócio e artesanato, representam a produção associada ao turismo que complementa a renda, agregando valor as atividades já estabelecidas nos territórios como sol e praia, ecoturismo, dentre outros”, disse a gestora.

“Para a Chapada das Mesas, onde a atividade artesanal já existe, porém ainda de forma inicial, eventos como este, onde os artesãos encontram seus produtos expostos, os motivam e os impulsionam a continuar firmes na produção de suas peças e na superação de obstáculos do dia a dia”, complementou Cecília Salata.

As ações de artesanato foram retomadas em 2014 pela Unidade Regional do Sebrae em Balsas, que vem realizando uma série de ações planejadas e pautadas em duas frentes: Gestão do Empreendimento Artesanal e Design do Produto Artesanal.

As ações se propõem a atingir produtos artesanais que identifiquem o município e sejam consolidados como ícones artesanais desta região turística da Chapada das Mesas.

A integração dos estados do Nordeste com suas principais rotas de turismo rural representam o fortalecimento da região em torno de uma atividade econômica que cresce mais de 30% ao ano. Este ano, a RuralTur apresentou foco no artesanato e, por este motivo, foi realizada num dos maiores centros de produção artesanal do país,Juazeiro do Norte (Ceará).

PROGRAMAÇÃO

Como parte da programação, aconteceram visitas técnicas, rodada de negócios e exposição de produtos e serviços, além de palestras proferidas por Mariano Villani, presidente da Associação Latino Americana de Turismo Rura;, Tânia Zapata, consultora especialista em desenvolvimento territorial e turismo rural e Lima Filho, presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande/PB.

Dentre os casos de sucesso, foi apresentados a Rota do Café Verde, do Maciço de Baturité, e de turismo sustentável, com o Geopark Araripe, ambos do Ceará, além das quadrilhas juninas de Campina Grande. Paralelamente, foi realizado, o Encontro Nacional de Lideranças do Turismo Rural.

 

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Desesperado, Kabão usa seu último cartucho

O último cartucho A água já passou da boca e agora está no nariz. O ...

Vereadora Fátima Araújo solicita através de Indicação e Requerimento benefícios para população ludovicense

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) solicitou através de Indicação ao governador Flávio ...

Morros contratou cooperativa investigada pelo MP por mais de R$ 5 milhões

A contratação da entidade pode ser a primeira de uma série denúncia envolvendo a gestão ...

Prefeitura realiza abertura dos Jogos Interclasses de Bequimão

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, com ...

Em Brasília, vereadores solicitam retorno da Lei dos 30 Minutos em São Luís

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, e o vereador Pavão ...