Lideres religiosos reúnem-se com o prefeito de Bequimão
O trágico acidente de trânsito que vitimou a professora Sônia Paixão Lopes, de 57 anos, no último dia 24 de março, comoveu moradores de Bequimão e despertou o anseio por mais segurança no município. A professora foi atropelada pelo motoqueiro identificado como Joás, que, segundo testemunhas, estava em alta velocidade, numa área em que a circulação de pedestres é muito grande, haja vista que existem hospital e escola próximo da tragédia.
Na semana passada, um grupo de pastores das Igrejas evangélicas e o padre do município de Bequimão, além de vereadores, reuniram-se com o prefeito Zé Martins, pedindo providências na organização do trânsito e na segurança do município, principalmente na zona urbana. É uma tentativa de unir esforços entre igrejas e poder público, fortalecendo o valor da vida e a aplicação das leis.
Em documento assinado pelo pastor Simeão Silva, que também apresentou à Câmara de Vereadores, são denuncias de constantes imprudências cometidas no trânsito de Bequimão, como por exemplo: menores dirigindo, velocidade abusiva, uso de descarga cerrada (cadron), falta de retrovisores e pisca alerta nos veículos e existência de condutores de motos que levantam o pneu dianteiro. “Carros e motos são usados como armas”, alerta o pastor.
Participaram da reunião; os pastores Josiel, Simeão, Adeildo, Maribel, Assis e o padre Sandoval, bem como os vereadores Raquel Paixão (PTC) e Elanderson e a coordenadora de Mulheres do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR), Da Paz. Da equipe de gestão do município, estiveram na reunião, os secretários de Segurança, Cassiano Abreu (Que deve acordar pra Jesus); de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro; e de Articulação Institucional e Projetos Especiais, Sidney Bouéres.
O prefeito Zé Martins comprometeu-se a fazer ações de educação no trânsito e de realizar mudanças nas vias do município, com implantação de redutores de velocidade, sinalização e faixa de pedestre. Em parceria com o Detran/MA, o prefeito disse que vai tentar viabilizar a aplicação de multas aos infratores de trânsito, como forma de inibir os abusos.
*Se isso acontecer de verdade, a coisa pode mudar. Mas para isso, deve ter atitude!
*Confira a relação de imprudências no trânsito de Bequimão*