casa » EDUCAÇÃO » Ivaldo Rodrigues fará parte da comissão do Passe Livre Estudantil em São Luís

Ivaldo Rodrigues fará parte da comissão do Passe Livre Estudantil em São Luís

COMPARTILHE
Vereador Ivaldo Rodrigues (PDT)

Vereador Ivaldo Rodrigues (PDT)

A Câmara Municipal de São Luís criou nesta quarta-feira (14) uma comissão para discutir a viabilidade da implantação do Passe Livre Estudantil na capital maranhense. A comissão foi criada após realização de audiência pública, proposta pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), onde o tema foi debatido em plenário.

Além de Pedro Lucas, a comissão é composta pelos vereadores Pavão Filho (PCdoB), Fábio Câmara (PMDB), Ricardo Diniz (PHS), Ivaldo Rodrigues (PDT), José Joaquim (PSDB), Marlon Garcia (PTdoB), Osmar Filho (PSB) e Rose Sales (PCdoB).

Também fazem parte da comissão, representantes da CES (Central Estudantil Secundarista), MEI (Movimento Estudantil Secundarista), UEE (União Estadual dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes), UNE (União Nacional dos Estudantes), AMESU (Associação Metropolitana Estudantil Secundarista) e dos Grêmios do Liceu Maranhense, IFMA, Escola Rio Grande do Norte e CEGEL.

Depois da criação, ficou acertado que o primeiro passo da comissão será uma reunião com o secretário municipal Canindé Barros (Trânsito e Transportes), marcada para a próxima semana. Também na agenda da comissão, há uma reunião com o presidente do SET (Sindicato das Empresas de Transportes), Gilson Coimbra.

Todos os integrantes da comissão participaram da audiência pública realizada nesta quarta-feira, no Plenário da Câmara, e muitas propostas foram apresentadas, como a desoneração do ICMS do diesel. . 

“Este é o primeiro passo para a implantação do Passe Livre Estudantil. A ideia é manter uma comissão permanente até que uma solução seja encontrada. Esperamos que nossos congressistas aprovem o projeto no Senado, que propõe a instituição do benefício”, declarou Pedro Lucas.

PROJETO DO SENADO

Um projeto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) propõe instituir o programa Passa Livre Estudantil, assegurando a gratuidade no sistema de transporte coletivo local, para o estudante de ensino fundamental, médio ou superior, que esteja regularmente matriculado e com frequência comprovada em instituição pública ou privada de ensino.

O custo ficará a cargo da União e o valor a ser repassado aos Estados será com base no número de estudantes beneficiados e o valor da tarifa local. 

Segundo o artigo 2º do Projeto de Lei, o montante dos recursos financeiros necessários aos custeios do programa será calculado com base no número de alunos transportados e no valor da tarifa fixada para o acesso ao transporte público coletivo local.

O município será responsável pelas informações pelas quais serão calculados os repasses do custo do passe livre, que serão bancados com recursos da União provenientes dos royalties do petróleo. Em seu discurso na tribuna, Ivaldo Rodrigues foi categórico, quando falou que passe livre estudantil, não é um favor e sim um investimento para o futuro do Brasil. Veja o vídeo do discurso de Ivaldo, para você ter acesso ao vídeo, deve está conectado ao facebook.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

IESF abre inscrições para vestibular

O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF está com inscrições abertas para o vestibular ...

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara ...

Vereadora Fátima Araújo leva estudantes do “Educar para Vencer” para a Feira do Livro

Uma das maiores incentivadoras da educação básica, a vereadora Fátima Araújo tem feito um trabalho ...

Alunos do projeto Educar para Vencer voltam às aulas

Os quase cem alunos matriculados para as aulas de reforço escolar do projeto Educar para ...

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi ...