POLÍTICA

Iolete Arruda participa de evento em Foz do Iguaçu

CCC

Mais de 1500 profissionais da área da saúde, entre eles, a presidente do Conselho Municipal de Secretários Municipais do Estado do Maranhão – COSEMS – Iolete Soares de Arruda, estiveram reunidos na cidade paranaense de Foz de Iguaçu, participando do I Congresso das Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Evento de abrangência macrorregional, e tendo como tema “Gestão do SUS, modelo de atenção a saúde: Os Municípios e as Soluções”, o congresso teve o claro propósito de discutir necessidades e avanços rumo a um processo de regionalização negociado.

Nos três dias do evento, que terminou na sexta feira (17),  vários temas foram debatidos através de palestras temáticas, oficinas ministradas por profissionais convidados de expressão nacional, roda de conversas e mostra de experiências dos 10 COSEMS que compõem as regiões referidas, promovendo a participação efetiva dos municípios, por meio das trocas entre si.

Vale ressaltar que paralelo ao I Congresso, ocorreu o XXXI o Congresso Estadual de secretarias municipais do Paraná e, ainda, a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), formado por todos os Cosems.

Ainda durante o evento, o COSEMS/MA, com apoio dos demais estados da região Norte e Nordeste, montou um stand promocional como forma de divulgar o III Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá de 09 a 12 de junho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa/PB.

No encontro, que terá como tema “Equidade na gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, acontecerá a 1ª mostra Norte/Nordeste de experiências na atenção básica.

 

Texto: Itamargarethe Corrêa

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo