SHOWS & EVENTOS

III Festival de Cultura Quilombola atraiu centenas de pessoas de diversas comunidades em Bequimão

O III festival de Cultura Quilombola realizado nos dias 1,2 e 3 de julho na Comunidade do Quilombo Conceição, localizada na estrada que liga o povoado Paricatiua, a 14 km da sede do município de Bequimão, levou centenas de pessoas de várias comunidades. O evento vem superando ano pós ano e já é um dos grandes do gênero na região.

DSC_2374 DSC_2400

Esta terceira edição contou com o patrocínio exclusivo da Prefeitura municipal de Bequimão, através da secretaria de Cultura e Igualdade Racial. A programação tinha como objetivo: Fortalecer a Identidade quilombola como estratégia de combate ao racismo e ao preconceito; fortalecendo a Identidade étnico-cultural do quilombola; fazendo com que todos valorizem e aprendam as formas éticas culturais dentro das diversidades sociais.

DSC_2055 DSC_2095

Dia 01/07, aconteceu uma ação social na comunidade. A noite uma bonita e mística celebração, coroada com um forró de caixa, o famoso terecô. No sábado dia 02/07, logo cedo, a festa começou com a chegada das comunidades, onde aconteceu um café comunitário e em seguida mesa de abertura, que contou com as presenças de Dinha Pinheiro (secretária de cultura), Ivan, representando todas as lideranças quilombolas, Pinininho, líder do Quilombo Conceição, João Martins, Superintendente do Sebrae no Maranhão e o Prefeito Municipal.

DSC_2264 DSC_2408

O moderador da abertura foi o jovem Thito, que iniciou fazendo um resgate das lutas das comunidades quilombolas em Bequimão e da organização das mesmas. Ele lembrou ainda, que nos últimos 4 anos as comunidades quilombolas foram respeitadas e atendidas pelo Poder Público Municipal no que tange as políticas públicas.

Dada à palavra a secretária de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, ela falou da importância do evento, parabenizando toda organização e ao Prefeito pela visão e respeito ao trabalho que vem sendo feito na érea de cultura.

O líder Pinininho contou a historia de luta das comunidades, explicando a origem do local do evento (era uma fazenda de escravos) e deu as boas vindas a todas as comunidades presentes.

DSC_2127 DSC_2526

Já o Superintendente do Sebrae, João Martins, lembrou de todas as parcerias já feitas com comunidades quilombolas no maranhão, principalmente em Bequimão. E se colocou a disposição, por meio do Sebrae, para apoiar o projeto de fossas sépticas, bem como outros projetos que venham beneficiar a população.

O prefeito de Bequimão, lembrou de todas as políticas que já foram feitas nas comunidades quilombolas, e deu como exemplo: O bebê Quilombola; Copa Quilombola; Estradas vicinais e um hospital de qualidade para toda comunidade bequimãoense, além de inúmeras ações. Ele lembrou que muito ainda precisa ser feito e que a parceria entre comunidades e poder Público Municipal tem que continuar.

DSC_2457 DSC_2561

Na segunda parte da manhã foram iniciadas as oficinas. O Sebrae ministrou uma com o tema: empreendedorismo nas comunidades quilombolas; logo após o Professor Edmilson Pinheiro apresentou uma oficina com o tema: zonas úmidas e comunidades quilombolas; já o Dr. Márcio Rabelo, ministrou o tema: direito previdenciário e comunidades quilombolas; a última oficina foi: O direito territorial no atual contexto político – A luta e resistência (ministrada por Regiane Araújo e Pedro Costa – LIDA/UEMA). Após as oficinas, aconteceu o almoço para todos os presentes.

DSC_2599 DSC_2701

Na parte da tarde, houve apresentações culturais. Carimbo de Ariquipa, Dança do negro de Ramal de Quindiua; forró de caixa de Zé de Custódia do Areal; tambor de crioula da comunidade Conceição e cacuria do Mafra. À noite, o reggae se aliou à seresta e colocou todo mundo pra dançar no Quilombo.

No domingo, aconteceu a partida de futebol entre Conceição e Paricatiua. E a partir do meio dia, o churrasco comeu solto ao som do reggae, que mais uma vez sacudiu o povão. Estiveram presentes centenas de pessoas de mais de 15 comunidades do município de Bequimão.

Fotos: Rodrigo Martins

#QUER VER MAIS FOTOS? ENTÃO CLIQUE AQUI…

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo