casa » ALCÂNTARA » I Conferência Municipal de Educação realizada em Alcântara (Comed 2018) reúne 150 pessoas

I Conferência Municipal de Educação realizada em Alcântara (Comed 2018) reúne 150 pessoas

COMPARTILHE

A primeira Conferência Municipal de Educação foi realizada nos dias 07 e 08 de fevereiro na cidade de Alcântara. A abertura aconteceu às 8h com recepção e credenciamento na Escola de Música Josias Ribeiro, onde foi a me apresentada a temática pelos Profº Fredson Paiva e Profª Drª Herli de Sousa. Às 11h aconteceu a aprovação do Regimento. A tarde foram discutidas as Plenárias de Eixos, que definem o planejamento para os próximos anos.

A Professora Dediolene Diniz Cantanhede representante da Comissão de Organização da Conferência foi quem declarou aberta a I Conferência. “Conforme o poder a mim conferido “Declaro aberta a I Conferência Municipal de Educação.  Desejo a todos um profícuo trabalho”.

No último dia de conferência foram debatidas as Plenárias de Eixos e Plenária Final, escolhidos os delegados (as) através de eleição, elaboração relatório final com a equipe de Mediadores e Coordenadores.

As metas e estratégias do PME foram bastante discutidas nos grupos no primeiro dia da Conferência. O segundo dia foi para a plenária, onde foram propostas importantes alterações com o intuito de melhorar a qualidade de ensino no território do Município de Alcântara. Participaram das discussões gestores, professores, alunos, pais de alunos das redes municipal, estadual e federal, vereadores, representantes de movimentos sociais e sindicalistas.

A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A conferência foi criada través de Decreto nº 002 de janeiro de 2018, que tem como tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação-SNE e o Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para agarantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”

 Estiveram presentes na conferência os mediadores e redatores responsáveis pelos eixos temáticos, coordenadores e demais servidores da SEMED, diretores, professores, servidores, alunos e pais de alunos das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada; presidentes e membros de Conselhos Municipais, Conselheiros Tutelares, presidentes e membros de associações e entidades sindicais, representantes das igrejas evangélicas e católica, Vereadores, Secretários Municipais e a comunidade em geral.

“O Diretor Geral do Centro Educacional de Tempo Integral Professor Aquiles Batista Vieira, agradeceu a oportunidade de sediar tão importante evento para a Educação do Município e disse ser uma honra fazer parte dos avanços da Educação do Município de Alcântara e espera que com o empenho conjunto possa melhorar cada vez mais”, destacou professor Mauro Cesar Aguiar Brito.

Já a representante da Comissão de Organização – Professora Dediolene Diniz Cantanhede – Iniciou convidando a todos para uma oração em agradecimento a Deus. “Esta é uma grande oportunidade de reunir tanta gente com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de ensino do Município de Alcântara. Referenciou o quão é importante a promoção desse evento de debate”.

A Secretária Municipal de Educação – Rowsykléa Araújo Chaves–destacou o empenho e dedicação dos membros da SEMED e da Comissão de Organização para a realização do evento. “Este trabalho que foi feito com muita seriedade e carinho. Estou satisfeita em realizar a I Conferência do Município de Alcântara. Isto só foi possível graças ao apoio do prefeito Anderson, e principalmente pela presença de cada um que aceitou o convite e se colocou à disposição para colaborar com as discussões nos dois dias de Conferência”, disse.

A Tenente Marcia de Jesus – Que estava representando o Tenente Aviador Luciano Valentim Rechiut (Diretor do CLA) – Centro de Lançamento de Alcântara – Agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa da SEMED. Márcia falou da parceria entre o Município de Alcântara e o CLA, que visa promover a educação aos alunos matriculados na ECE – Escola Caminho das Estrelas, que atende mais de 100 alunos filhos de militares e civis.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador José Ribamar de Jesus Barboza – Agradeceu ao convite e parabenizou pela realização de tão importante evento o que demonstra o compromisso com a qualidade de ensino das escolas do Município.

O Vice-Prefeito de Alcântara, João Francisco Leitão – Agradeceu e parabenizou a todos os presentes pela disponibilidade de contribuir com as discussões acerca da melhoria da qualidade de ensino. Disse que esse é um espaço importante para que todos possam propor ações que farão a diferença na educação do Município de Alcântara.

Durante palestra, o Professor Fredson Paiva – Técnico representante da SEDUC/URE/São Luís e também professor da Escola Caminho das Estrelas (localizada na base de Alcântara) – elencou os oito eixos de discussão da Conferência propostos pela COMAE-2018. No final a Conferencista, a professora Doutora HERLY DE SOUSA CARVALHO – deu destaque à Educação Escolar Quilombola dizendo que Alcântara tem a obrigação de promovê-las em todas as escolas do território.

Dos 150 participantes, foram eleitos 25 delegados para a Conferência Intermunicipal.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara entrega merenda escolar de qualidade aos alunos

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, tem encontrado dificuldades para manter a merenda escolar em ...

Prefeitura de Alcântara realiza ação de Assistência Social na zona rural

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (25),uma ...

Prefeito de Alcântara reforma escola e recupera estradas na zona rural

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos está ...

Oitiua goleia no Campeonato Feminino de Alcântara

Pela 5ª rodada do Campeonato Feminino de Futebol de Alcântara, competição realizada pela Prefeitura, através ...

Espetáculo da Paixão de Cristo emociona o público nas ladeiras e ruínas da cidade de Alcântara-MA

As ruínas e ladeiras da histórica cidade de Alcântara foram palco de um dos mais ...