casa » ALCÂNTARA » I Conferência Municipal de Educação realizada em Alcântara (Comed 2018) reúne 150 pessoas

I Conferência Municipal de Educação realizada em Alcântara (Comed 2018) reúne 150 pessoas

COMPARTILHE

A primeira Conferência Municipal de Educação foi realizada nos dias 07 e 08 de fevereiro na cidade de Alcântara. A abertura aconteceu às 8h com recepção e credenciamento na Escola de Música Josias Ribeiro, onde foi a me apresentada a temática pelos Profº Fredson Paiva e Profª Drª Herli de Sousa. Às 11h aconteceu a aprovação do Regimento. A tarde foram discutidas as Plenárias de Eixos, que definem o planejamento para os próximos anos.

A Professora Dediolene Diniz Cantanhede representante da Comissão de Organização da Conferência foi quem declarou aberta a I Conferência. “Conforme o poder a mim conferido “Declaro aberta a I Conferência Municipal de Educação.  Desejo a todos um profícuo trabalho”.

No último dia de conferência foram debatidas as Plenárias de Eixos e Plenária Final, escolhidos os delegados (as) através de eleição, elaboração relatório final com a equipe de Mediadores e Coordenadores.

As metas e estratégias do PME foram bastante discutidas nos grupos no primeiro dia da Conferência. O segundo dia foi para a plenária, onde foram propostas importantes alterações com o intuito de melhorar a qualidade de ensino no território do Município de Alcântara. Participaram das discussões gestores, professores, alunos, pais de alunos das redes municipal, estadual e federal, vereadores, representantes de movimentos sociais e sindicalistas.

A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A conferência foi criada través de Decreto nº 002 de janeiro de 2018, que tem como tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação-SNE e o Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para agarantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”

 Estiveram presentes na conferência os mediadores e redatores responsáveis pelos eixos temáticos, coordenadores e demais servidores da SEMED, diretores, professores, servidores, alunos e pais de alunos das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada; presidentes e membros de Conselhos Municipais, Conselheiros Tutelares, presidentes e membros de associações e entidades sindicais, representantes das igrejas evangélicas e católica, Vereadores, Secretários Municipais e a comunidade em geral.

“O Diretor Geral do Centro Educacional de Tempo Integral Professor Aquiles Batista Vieira, agradeceu a oportunidade de sediar tão importante evento para a Educação do Município e disse ser uma honra fazer parte dos avanços da Educação do Município de Alcântara e espera que com o empenho conjunto possa melhorar cada vez mais”, destacou professor Mauro Cesar Aguiar Brito.

Já a representante da Comissão de Organização – Professora Dediolene Diniz Cantanhede – Iniciou convidando a todos para uma oração em agradecimento a Deus. “Esta é uma grande oportunidade de reunir tanta gente com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de ensino do Município de Alcântara. Referenciou o quão é importante a promoção desse evento de debate”.

A Secretária Municipal de Educação – Rowsykléa Araújo Chaves–destacou o empenho e dedicação dos membros da SEMED e da Comissão de Organização para a realização do evento. “Este trabalho que foi feito com muita seriedade e carinho. Estou satisfeita em realizar a I Conferência do Município de Alcântara. Isto só foi possível graças ao apoio do prefeito Anderson, e principalmente pela presença de cada um que aceitou o convite e se colocou à disposição para colaborar com as discussões nos dois dias de Conferência”, disse.

A Tenente Marcia de Jesus – Que estava representando o Tenente Aviador Luciano Valentim Rechiut (Diretor do CLA) – Centro de Lançamento de Alcântara – Agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa da SEMED. Márcia falou da parceria entre o Município de Alcântara e o CLA, que visa promover a educação aos alunos matriculados na ECE – Escola Caminho das Estrelas, que atende mais de 100 alunos filhos de militares e civis.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador José Ribamar de Jesus Barboza – Agradeceu ao convite e parabenizou pela realização de tão importante evento o que demonstra o compromisso com a qualidade de ensino das escolas do Município.

O Vice-Prefeito de Alcântara, João Francisco Leitão – Agradeceu e parabenizou a todos os presentes pela disponibilidade de contribuir com as discussões acerca da melhoria da qualidade de ensino. Disse que esse é um espaço importante para que todos possam propor ações que farão a diferença na educação do Município de Alcântara.

Durante palestra, o Professor Fredson Paiva – Técnico representante da SEDUC/URE/São Luís e também professor da Escola Caminho das Estrelas (localizada na base de Alcântara) – elencou os oito eixos de discussão da Conferência propostos pela COMAE-2018. No final a Conferencista, a professora Doutora HERLY DE SOUSA CARVALHO – deu destaque à Educação Escolar Quilombola dizendo que Alcântara tem a obrigação de promovê-las em todas as escolas do território.

Dos 150 participantes, foram eleitos 25 delegados para a Conferência Intermunicipal.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara realiza primeira Feira da Agricultura Familiar

Fomentar a Agriculta Familiar no município de Alcântara, tem sido uma preocupação da atual gestão ...

O prefeito Anderson Wilker viabiliza a tão esperada reforma do Hospital Municipal de Alcântara

A espera da população alcantarense pela reforma da Unidade Mista de Alcântara já dura décadas. ...

Governador participará de encerramento da Festa do Divino em Alcântara-MA

A maior manifestação de fé popular realizada em Alcântara, a Festa do Divino Espírito Santo, ...

Produções ceramistas de Itamatatiua/Alcântara estarão em exposições

Contemplada pelo Edital de Ocupação da Galeria Antônio Almeida, a exposição ‘Um Saber Ancestral: a ...

Carnaval 2018 em Alcântara é só alegria

Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Anderson Wilker monta uma programação eclética para animar o ...