POLÍTICA

Governo empossa novo Conselho Estadual de Cultura

Empossado o novo Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, em solenidade na noite de quarta-feira (9), em São Luís. A posse foi feita pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Formado por 20 membros titulares e 20 suplentes, é uma instituição que tem o papel de garantir a presença da sociedade civil na definição das políticas culturais aplicadas pelo poder público em âmbito estadual.

A posse no novo conselho é mais um passo para a democratização e o fortalecimento da institucionalidade cultural. “Legalmente, o conselho deve se reunir trimestralmente, mas vamos fazer reuniões mensais para tomadas de decisão compartilhadas. Outra novidade é que, nesta gestão, a presidência do conselho será da sociedade civil”, anunciou o secretário de Estado de Cultura, Felipe Camarão, falando sobre a prioridade dada pelo governo Flávio Dino ao diálogo com a sociedade civil.

“Nosso desafio é melhorar a qualidade do sistema político aumentando o poder da população de monitorar e influenciar as decisões do governo. Hoje é o dia em que damos mais um passo para a transformação da nossa realidade política, pois como disse o ministro Juca Ferreira, a política cultural só se faz com participação social”, declarou o representante do Ministério da Cultura no Maranhão, Yuri Logrado.

O novo conselho foi formado após eleições diretas realizadas em junho. “Os conselheiros são fundamentais para a construção de um estado mais democrático, com políticas públicas democráticas, pois, no conselho, há debate e deliberações coletivas. A posse é um momento essencial destes processos de construção democrática”, explicou o conselheiro Wibson José Pereira Carvalho, de Caxias, que representa o segmento Livro, Leitura e Literatura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo