casa » ALCÂNTARA » Governo elabora projeto para construir novo cais flutuante em Alcântara
Projeto faz parte do Plano de Ações da Região Metropolitana da Grande São Luís.

Governo elabora projeto para construir novo cais flutuante em Alcântara

COMPARTILHE

Na segunda-feira (10), o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Pedro Lucas Fernandes, entregou a concepção do projeto de novos cais flutuantes para São Luís e Alcântara, ao Capitão-de-Mar-e-Guerra André Luiz Trindade Gomes, comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, para aprovação da Marinha do Brasil.

A ideia elaborada pelos técnicos da Agem e da Administração das Hidrovias do Nordeste (Ahinor) foi apresentada anteriormente ao governador Flávio Dino, que aprovou a construção, por entender a necessidade de melhorar a integração entre as cidades e modernizar o atracadouro de Alcântara, um dos principais acessos à Baixada Maranhense.

Após o aval do governador, a Agência Metropolitana tem articulado com os gestores das duas cidades (São Luís e Alcântara) para viabilizar a realização do projeto, por meio de parceria. A expectativa é que a licitação seja realizada o mais breve possível, após a aprovação do projeto de execução.

PROJETO
Serão construídos terminais portuários de pequeno porte, com o objetivo de dar mais estabilidade aos horários de viagens hidroviárias que ocorrem entre São Luís e Alcântara. Quando estiver em funcionamento, esses novos cais flutuantes trarão mais segurança nas operações de embarque e desembarque, nos padrões exigidos pela Marinha do Brasil e possibilitará a travessia a qualquer hora do dia ou da noite – o que pode aumentar o fluxo de turistas.

O projeto faz parte do Plano de Ações da Região Metropolitana da Grande São Luís, desenvolvido pela Agem, que engloba também a mobilidade urbana. “Estamos articulando projetos e programas integrados para o cumprimento de funções públicas de interesse comum e assim melhorar a vida de milhares de maranhenses que vivem na região metropolitana”, pontuou Pedro Lucas, presidente da Agem.

O único cais que existe na cidade está bastante deteriorado e ameaça afundar. A peça serve para desembarcar os moradores, visitantes e até militares que chegam para a base de Lançamento de Foguetes da Força Aérea Brasileira (CLA). A responsabilidade pela manutenção é da prefeitura de Alcântara, mas o governo do estado do Maranhão, através da gestão metropolitana, tomou a iniciativa de resolver este problema que preocupa moradores.

Foto: Divulgação

Por MA.GOV.BR

 

Sobre João Filho

um comentario

  1. Obra importante. Qualquer coisa que melhore a qualidade dessa conexão entre Alcântara e a capital trará muitos benefícios

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeito Anderson Wilker assina convênio para abertura e ampliação de estradas na região sul do município de Alcântara-MA

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker assina convênio para a abertura e ampliação de estradas ...

No aniversário de Alcântara, prefeito entrega veículo, kits de irrigação e assina ordem de serviços para novas obras

Os 371 anos de Alcântara foram comemorados com uma programação recheada de novidades, que iniciou ...

Agrovila Peru conquista o Campeonato Alcantarense 2019

O time da Agrovila Peru manteve o tabú da zona rural e conquista o título ...

Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho e Fundo Municipal de Direitos do Idoso

A Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e ...

Oito comunidades de Alcântara serão beneficiadas com kits de irrigação

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Erinaldo Pereira (Tivico) ...