casa » POLÍTICA » Governador e ministro do Desenvolvimento Agrário Abrem 1ª Agritec de São Bento
O Superintendente do Sebrae, João Martins (Em pé) falou da importância da Agritec para a agricultura da baixada

Governador e ministro do Desenvolvimento Agrário Abrem 1ª Agritec de São Bento

COMPARTILHE

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou que iniciativas como a 1ª Feria de Agricultura Familiar e Agrotecnológica de São Bento se encaixam no plano de desenvolvimento do que o governo federal traçou para desenvolver os pequenos produtores rurais no país.

“Um passo importante é a disponibilização e crédito, que fizemos ao liberar R$ 500 milhões hoje apenas para o Maranhão. A meta é ter 98 mil contratos neste processo. Aumentamos a segurança ao aumentar a o seguro para agricultura familiar, estimulo ao cooperativismo, à agroecologia e agroindústria. E ainda foi assinada a uma normativa que cria condições para os pequenos agricultores e os agricultores familiares venderem seus produtos para outros municípios e outros estados, normas sanitárias mais flexíveis e consolidação da Anater. Feiras como a Agritec dão suporte para esta política”, afirmou Ananinas, que ainda disse que existem cerca de 524 mil agricultores familiares aptos a captar estes recursos no estado. .

A declaração foi feita durante a abertura da 1º Agritec, organizada em parceria do Governo Estadual, serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento foi aberto nesta quinta-feira (27) e vai até o próximo sábado (29).

O governador do Maranhão, Flávio Dino, que recebeu o ministro Patrus Ananinas para a abertura da 1ª Agritec, disse que a feria terá legado. “Este foi um evento feito para as pessoas da Baixada Maranhense. Esta feira não é um evento qualquer é uma forma de atacar os grandes problemas do estado: produção e educação. Hoje posso dizer que existe um trabalho organizado de apoio a agricultura familiar”, disse Dino.

A Agritec de São Bento está acontecendo na Fazendo escola da Universidade estadual do maranhão (UEMA) da cidade da baixada e terá 114 ações, sendo 68 palestra, oficinas, mesas redondas, painéis  e 36 exposições, mostras e vitrines tecnológicas. Deste total, mais de 60 ações estão sob responsabilidade do Sebrae.

“Estamos trazendo para cá a expertise do Sebrae em implantação de feiras. Também deixaremos um legado para a Baixada Maranhense e criando uma série de ações que ainda terá  outras edições da Agritec em Açailândia, Caxias e Bacabal”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

A 1ª Agritec terá também espaços institucionais e de comercialização de produtos da agricultura familiar produzidos na baixada maranhense. A expectativa é que até o final da 1ª Agritec de São Bento é que cerca de 15 mil pessoas passem pela Fazenda Escola da Uema nos três dias de eventos e que pelo menos 1,5 mil produtores rurais da região sejam capacitados.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeituras tem até esta segunda-feira (1º) para apresentar prestação de contas ao TCE-MA

Termina nesta segunda-feira, dia 1º de junho de 2020 o prazo para que os prefeitos ...

‘Aceito críticas, mas não ataques’, diz Miltinho sobre fake news de blogueiro de São Mateus-MA

Prefeito de São Mateus reagiu a postagens do Blog Aconteceu no Maranhão e afirmou que ...

Vereadora Fátima Araújo realiza hoje às 19h, LIVE no Instagram com Rogério Cafeteira

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) realizará nesta sexta-feira (29), às 19h, mais ...

Famem e Fiema vão recuperar respiradores com defeitos da rede de saúde nos municípios

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, em parceria com a Federação das Indústria ...

Novo decreto do executivo estadual especifica medidas que os municípios devem adotar no combate à COVID-19

O Decreto 35.831 editado pelo governador Flávio Dino nesta quarta-feira, 20 de maio, reitera o estado de ...