casa » BEQUIMÃO » Gestores recebem primeira capacitação do Pacto pela Aprendizagem em Bequimão

Gestores recebem primeira capacitação do Pacto pela Aprendizagem em Bequimão

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na segunda (30/09) e terça (01/10), o primeiro ciclo do Pacto pela Aprendizagem no município. A formação teve como tema a “Avaliação da Aprendizagem” e foi destinada a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e técnicos da Semed. Também participaram o secretário de Educação, Aristides Amorim; o professor Luís Cesar Belo, representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Bequimão (Sismubeq); e a representante do Conselho Municipal de Educação, Miramys Araújo.

O Pacto pela Aprendizagem tem como propósito garantir que todos os estudantes do município estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e em Matemática, na idade certa; corrigir a distorção idade-série na Educação Básica; elevar ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos educadores municipais. Nos dois dias, cerca de 50 profissionais da educação ocuparam o Salão Paroquial de Bequimão, onde aconteceu a capacitação.

Para não prejudicar o calendário escolar, a Semed orientou os gestores participantes a repassarem, posteriormente, os conhecimentos adquiridos a todo o corpo docente das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino.

O vereador Professor Zeca, um dos articuladores do Pacto pela Aprendizagem em Bequimão, destacou a importância de municipalizar o programa. “A formação do Pacto pela Aprendizagem é de extrema relevância para todos nós que fazemos a educação de Bequimão, uma vez que nos concede a oportunidade de discutirmos sobre os desafios do processo de aprendizagem em nossas escolas. É por meio de discussões como essas que nós, educadores, vamos alcançar as melhores estratégias para fortalecer o ensino e melhorar ainda mais os índices educacionais do nosso município”, frisou o articulador.

A última avaliação do Ideb, divulgada em 2017, mostrou que Bequimão alcançou o melhor índice dos últimos 13 anos, com 4,8 pontos, superando São Luís, que pontuou 4,7. A média faz parte de uma sequência histórica de crescimento, segundo a plataforma QEdu. O cálculo da nota do Ideb considera o nível de aprendizado do aluno em Português e Matemática e o fluxo escolar. Para Zé Martins, o Pacto pela Aprendizagem estimula ainda mais esse crescimento. “Desde o nosso primeiro mandato, o Ideb do município cresceu 0,7 pontos, considerando as avaliações de 2013 e 2015, com 4,1 e 4,5 pontos, respectivamente. O programa vem reforçar avanços como este, que já conseguimos alcançar na educação do nosso município”, afirmou o prefeito.

Ao todo, 3.483 alunos matriculados em 32 escolas municipais serão diretamente beneficiados pela formação continuada oferecida aos professores de Bequimão, segundo estimativa do Censo Escolar.

O Pacto pela Aprendizagem é uma estratégia colaborativa entre o município e o Governo do Estado, para a melhoria das condições educacionais e redução da evasão escolar. O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Zé Martins no dia 30 de agosto.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Bequimão promove noite de louvor para comemorar 85 anos do município

O dia 18 de junho tem sido reservado, todos os anos, para dar início às ...

Prefeitura de Bequimão discute reabertura de templos e igrejas com lideranças religiosas

Normas e condutas indispensáveis à reabertura de templos e igrejas foram discutidas pela Prefeitura de ...

Em Bequimão, hospital Lídia Martins não tem mais pacientes internados de Covid-19

Uma notícia boa para os bequimãoenses que torceram e contribuíram para o município de Bequimão ...

Prefeitura Bequimão tem representante no lançamento da Rede Solidária de Comércio Virtual

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade ...

Mulheres Quilombolas vão produzir hortaliças que beneficiarão famílias carentes em Bequimão

O polo de produção de hortaliças do Quilombo Marajá, na zona rural de Bequimão, está ...