Gedema promove arraial para alunos do Sol Nascente

Culinária típica, música e diversão marcaram o Arraial do Sol Nascente, realizado na noite de ontem (21), no estacionamento da Assembleia Legislativa, no mesmo espaço do Arraiá do Povo, com ampla estrutura e segurança. Promovida pela Casa, com apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), a festa junina contou com a participação de alunos das oficinas artísticas e esportivas, familiares e convidados. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, prestigiaram a festa.

“O programa Sol Nascente muito nos orgulha, pois é uma iniciativa que nos aproxima ainda mais da comunidade. Decidimos realizar a festa junina para as crianças participantes do programa aqui, para que eles pudessem conhecer a estrutura do Arraiá do Povo, juntamente com seus familiares e amigos”, disse o presidente Othelino Neto.

A presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, complementou: “É uma alegria muito grande poder receber essas crianças no Arraiá do Povo, que é bem estruturado e organizado. Aqui, elas podem festejar o São João e mostrar o seu talento à vontade. Nossa intenção, trazendo elas da sede para cá, é justamente proporcionar um momento agradável e festivo”.

Copa – Em alusão à Copa do Mundo, as crianças deram início à programação misturando duas paixões brasileiras: música e futebol. Orientadas pela professora Gabriela Macieira, as alunas da oficina de dança, em parceria com os convidados da Escolinha do Novo Horizonte, apresentaram-se ao som de “Brasileirinho”. “Achei o arraial muito legal e bonito. Ensaiamos bastante para poder apresentar o que aprendemos na oficina de dança, com uma homenagem ao bumba meu boi”, disse a aluna Gerlane Aroucha, de 14 anos, e que está no projeto há três.

Em seguida, os integrantes da oficina de violino abrilhantaram a festa com o instrumental da música “Boi da lua”, composição de Papete, sucesso no São João do Maranhão. Depois, as alunas da oficina de dança retornaram ao palco com a coreografia “A vida do Sertanejo”, apresentada com roupagem popular.

Com flautas doces e instrumentos de percussão, os alunos da oficina de sopro, sob o comando dos professores Miquéias Aragão e Mizael Barros, animaram a noite tocando “Anunciação”, “Luar do Sertão” e “Se não existisse o Sol”. “Meu filho, que tem 14 anos, adora participar desse projeto e está bastante engajado na oficina de sopro. Ele começou na flauta e depois passou para o clarinete. Agora, deverá aprender a tocar sax. A festa está maravilhosa, em um espaço muito confortável e estruturado. Bom demais”, elogiou Laudilene Barbosa, mãe de Érick Antônio.

Em homenagem ao Boi de Nina Rodrigues, o maestro Herbeth Pestana regeu o grupo da oficina de coral, que apresentou a peça “Bailarino de Areias”, toada de bumba meu boi sotaque de orquestra. Acompanhando tudo de perto, a coordenadora do projeto, Cynthia Brito, disse que o programa tem um calendário anual e que contempla também esse momento junino.

“No entanto, o que para nós foi uma surpresa foi a possibilidade de trazer eles para o Arraiá do Povo.  Foi um presente do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, e da presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, pois é um espaço mais estruturado e adequado para uma festa temática como esta. É muito gratificante nos envolver em um projeto como esse, principalmente quando a gente percebe a devolutiva das crianças, muito alegres e com os olhos brilhando”, disse Cynthia Brito.

Atrações convidadas

Para a alegria do público infantil, Thaty Estrela e Banda, Tambor de Crioula Rabo de Saia e Dança Portuguesa Princesa de Portugal de Matinha foram as atrações convidadas da festança no Arraial do Sol Nascente, programa social mantido pelo Gedema e que programa atende a 147 crianças e adolescentes, moradoras do bairro Maiobão e adjacências

Sair da versão mobile