casa » NOTÍCIAS » Gedema dá prosseguimento à campanha “Hepatite Zero”

Gedema dá prosseguimento à campanha “Hepatite Zero”

COMPARTILHE

O setor de Saúde do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), presidido por Ana Paula Lobato, deu continuidade, na manhã deste sábado (10), na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, no Maiobão, à campanha “Hepatite Zero”. O objetivo é conscientizar e imunizar, contra sífiles e hepatite B e C, pais, alunos e professores que participam das atividades do projeto “Sol Nascente”, coordenado por Cíntia Brito. Além da campanha, o sábado foi marcado por atividades recreativas.

A campanha teve início sábado passado (3), com testes rápidos voltados para pais de alunos. Agora, foi a vez dos alunos, professores e funcionários. A equipe de Saúde é formada pelas enfermeiras Katiane Vasconcelos, Tarcília Vieira e Caroline Trabulsi.

No local, é feito o rastreamento dos casos de sífiles e hepatite B e C. O teste é rápido. Quando detectado algum caso suspeito, as profissionais fazem o encaminhamento para um clínico geral, visando ao correto diagnóstico e início do tratamento.

“Nesta etapa, no entanto, não detectamos nenhum caso. É uma ação preventiva do setor médico. Sabemos que o número de casos relativos a essas doenças está aumentando, não somente no Maranhão, mas no Brasil. Logo, essa ação é essencial”, destacou Katiane Vasconcelos.

Vida saudável

A coordenadora do projeto Sol Nascente, Cíntia Brito, frisou a importância da campanha como mecanismo de prevenção. “É mais uma ação que colocamos em prática no sentido de cuidar da saúde dos nossos alunos, pais e funcionários. É um canal de prevenção a doenças para que possamos ter uma vida mais saudável”, disse.

O funcionário Elano Douglas Silva, do setor de Apoio, revelou que se submeteu pela primeira vez aos testes. “Decidi fazer hoje esses testes porque vejo que muitas enfermidades acometem as pessoas e a gente acha que nunca pode acontecer com a gente. A prevenção é mais do que necessária”, disse.

“A ação é muito importante para a nossa saúde”, frisou a auxiliar de serviços gerais Maria Sueli Mendes.

O segurança Osmarino Sena contou que já fez o teste três vezes e sempre procura se cuidar. “É importante para descobrirmos se nossa saúde está em dia”.

Sérgio Henrique Santos, também segurança, complementou. “Aqui a gente se previne. Além do mais, não sabemos se temos problemas de saúde e, com esses testes, ficamos informados”, disse ele.

Grande ajuda

“Essa campanha é de suma importância, pois muitos pais não têm condições financeiras até de levar seus filhos aos postos de saúde para vacinar. Sem dúvida, é uma grande ajuda para a comunidade do Maiobão”, afirmou o professor de Violino, Anderson Marques.

A aluna da oficina de Dança, Kelly Beatriz, de 13 anos, disse que também se submeteu aos testes pela primeira vez. “Decidi me vacinar para me prevenir. Acho que a coordenação daqui tem essa preocupação e cuidado com a gente”.

“Fiquei com muito medo, mas foi bom para ficar sabendo se tenho alguma doença”, finalizou a aluna de Dança Jamilly Andrade, de 12 anos.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Terceiro FPM de junho será de R$ 2,3 bilhões; mês fecha com queda de 20,94%

Retração superior a 20,94% é a previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para Fundo ...

Compras acima de R$ 79,99 têm frete grátis na loja virtual da Única

SÃO LUÍS-MA – A Única % Desconto – fábrica, distribuidora e loja de calçados com ...

Festa no Residencial Morada do Sol, na zona rural de São Luís-MA

Com objetivo de integrar e dinamizar ações da comunidade no âmbito rural e urbano, promover ...

Semosp continua asfaltando ruas nos bairros Santo Antônio e Pirapora após solicitação da vereadora Fátima Araújo

O trabalho de pavimentação asfáltica está acontecendo nos bairros Santo Antônio e Pirapora, região periférica ...

Prefeitura de Igarapé do Meio realizará edição especial do Arraial Vila Junina 2020

A Prefeitura de Igarapé de Meio, através da Secretaria Municipal de Cultura, vai realizar uma ...