ESPORTE

Filho de maranhense faz Sucesso como técnico de Futebol

Heron Ferreira, no comando do ASA-AL
Heron Ferreira, no comando do ASA-AL

Nascido em 28 de janeiro de 1958 no bairro do Grajaú, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), Heron Ricardo Ferreira, hoje com 55 anos, construiu a vida profissional em torno de sua grande paixão pelo esporte. Filho do maranhense Raimundo José Ribamar Ferreira, e primo de NECO, ex-jogador de Moto & MAC, Heron tem parentes na cidade de Bequimão, na baixada maranhense.

 Formado em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pós–graduado em futebol e voleibol, Heron iniciou sua carreira profissional como preparador físico das categorias juvenil e júnior de futebol do Vasco da Gama. Ainda no Vasco, assumiu como treinador da equipe juvenil em 1984. No ano seguinte, foi contratado pelo Flamengo para dirigir a equipe infantil e conquistou seu primeiro titulo: a Taça São Paulo de Futebol Infantil.

Apesar da felicidade em trabalhar com a formação de atletas, o alvo de Heron Ricardo, como era conhecido na época de jovem, era trabalhar com as equipes profissionais. Até que em 1988, após trabalhar em todas as categorias de base, Ferreira assumiu a equipe profissional do Olaria Atlético Clube durante a série B do Campeonato Carioca. Mesmo tendo chegado durante a competição, Heron foi Campeão e levou sua equipe à primeira divisão do estadual do Rio de Janeiro.

Curiosamente, na época Heron tinha apenas 30 anos de idade e muitos de seus comandados eram mais velhos do que ele. Mesmo assim, Heron conseguiu seu grande objetivo profissional, conquistar um título como técnico profissional.

Com o Título conquistado, Heron Ferreira começou a ter notoriedade no mercado de futebol. Em 1989, a pedido do Presidente do clube, Heron foi contratado pelo Bragantino de São Paulo. Na equipe do interior paulista conheceu o técnico Vanderlei Luxemburgo e, como seu Assistente Técnico, deram ao Bragantino os Títulos de Campeão Paulista e Campeão Brasileiro da Série B, em 1989, e Campeão Carioca pelo Flamengo em 1990.

 

Técnico Heron, filho de Maranhense
Técnico Heron, filho de Maranhense

Em 1992 Heron resolve retornar sua carreira de treinador e mais uma vez assume o comando do Olaria na zona norte do Rio de Janeiro. O clube havia retornado à segunda divisão do Carioca e mais uma vez Heron o levou de volta à elite do futebol do estado do Rio de Janeiro ao ser Vice-Campeão da Série A2.

Em busca de novos desafios e alçar voos mais altos, em 1994 Heron aterrissa em Caxias do Sul para dirigir a equipe do Juventude/Parmalat, no Gaúchão. Nos dois anos em que Heron esteve no comando, o Juventude foi Campeão da Copa Internacional Parmalat, Vice-Campeão Gaúcho e Campeão Brasileiro da Série B. Por este trabalho, Ferreira recebeu da Federação Gaúcha de Futebol o prêmio de Melhor Treinador da temporada.

Após dirigir outros clubes como Santa Cruz-PE, Figueirense-SC, União São João-SP, Ituano-SP, Náutico-PE, Paysandu-PA e Coritiba-PR; e conquistar Títulos como Vice Campeão Paranaense, Campeão Paulista e Vice Campeão Pernambucano, Heron mais uma vez resolve dar uma virada em sua carreira e sai para dirigir equipes no exterior.

Após passar pelo Guarany e ser Vice-Campeão do Torneio Apertura do Paraguai, Heron foi para a África e conquistou imenso destaque ao ser Tricampeão do Sudão pelo Al Hilal e Vice-Campeão do Egito pelo Ismaily Club.

Além da América do Sul e da África, Ferreira também se aventurou pelo mundo árabe, onde foi Vice-Campeão da Copa do Rei pelo Al Hilal da Arábia Saudita.

Considerado nos clubes onde passou como disciplinador e agregador, além do português; Heron é também fluente em inglês e espanhol. Profundo estudioso das técnicas e táticas de futebol, Ferreira é um treinador moderno, atualizado e com visão voltada para o desenvolvimento do esporte competitivo e de alta performance. Atualmente Heron comanda o ASA de Arapiraca, no estado de Alagoas, time em que seu primo, o craque “NECO”, vestiu a camisa no final da década de 80.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES DE HERON EM CAMPEONATOS INTERNACIONAIS:


-CHAMPIONS LEAGUE DA AFRICA 2005/2006 2006/2007 (3 LUGAR)
-COPA ARABE 2005/2006 (3 LUGAR) 2007/2008
-COPA SUL AMERICANA 2003
-COPA MERCOSUL 2001
-COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 1990

TROFÉUS:
-MELHOR TREINADOR DO SUDAO NA TEMPORADA 2007
-MELHOR TREINADOR DO SUDAO NA TEMPORADA 2006
-MELHOR TREINADOR DO SUDAO NA TEMPORADA 2005
-MELHOR TREINADOR- PARANA- 1996- TROFEU CHUTEIRA DE OURO
-MELHOR TREINADOR PARANA-1996- TROFEU SELEÇÃO QUALIDADE
-MELHOR TREINADOR RIO GRANDE DO SUL – 1994

 

CONTATOS:

Email: heronferreira@hotmail.com

Cel: 0xx21-97979-9348 / 0xx22-98843-8446

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo