casa » ALCÂNTARA » Festival Gastronômico – Delícias do Mar foi um sucesso em Alcântara-MA

Festival Gastronômico – Delícias do Mar foi um sucesso em Alcântara-MA

COMPARTILHE

A cidade de Alcântara recebeu na última sexta feira (7) o II Festival Gastronômico – Delícias do Mar, realizado pelo Sebrae/MA em parceria com a prefeitura municipal e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Alcântara. O evento contou a participação de 09 restaurantes, que tiveram a oportunidade de mostrarem suas iguarias como principais pratos da gastronomia local.

Participaram do Festival os restaurantes da (Socorro, Rosário, Rosa, Tijupá, Eugênia, Dona Maria e Pizza & Cia), que fizeram amostragem de seus pratos especiais para o público que compareceu ao Colégio Presidente John Kennedy, onde foi realizado o Festival.

Para Keila Roberta, representante do restaurante Dona Maria, o festival serviu para mostrar as iguarias de seu estabelecimento, como o Camarão na Moranga. “É um prato especial, serve três pessoas, e um preço muito bom. Este festival é um aprendizado para todos os donos de restaurantes de Alcântara, em que a cada dia o Sebrae vai incentivando a gente, dando mais conhecimento aos empreendedores locais” – destacou.

Já Elke Alves da Silva, dona de um restaurante participante do Festival e especialista em Rizoto de Camarão no abacaxi, especialidade principal da casa, destacou a importância do evento.  “É fundamental um evento dessa grandeza em nossa cidade. Tive a oportunidade de mostrar nosso prato especial, que por ser no abacaxi, tem um sabor diferenciado” – destacou a empreendedora, que ao ser questionada sobre o segredo do prato, ela falou que deixaria apenas na imaginação dos consumidores.

Para o produtor de “Cachaça Tiquira”, Zé Antônio, que vem de outra cidade para vender seus produtos em eventos grandes, o Festival é um caminho para mostrar a riqueza que o Maranhão tem de melhor. “Este festival é o fechamento das cadeias produtivas de nossa região, não só por parte da culinária, mas também da agricultura, de onde é feita nossa cachaça, também conhecida por “Azulzinha Maranhense”, que tem se harmonizada com o marisco” – destacou o empresário de cachaça.

O proprietário do Restaurante Tijupá destacou as especialidades de seu estabelecimento, enfatizando o prato principal. “Nosso prato especial é o peixe assado, um tipo de peixe que é produzido entre o mangue e mar, principalmente no período chuvoso, e o segredo está no assar. O peixe é assado na folha da bananeira e leva apenas água, sal e limão” – destacou Cláudio Diniz.

Já a proprietária da Restaurante Frutos do Mar, falou de sua especialidade principal. “Todos os nossos pratos são baseados em mariscos, e nossa especialidade é o creme de Camarão, um prato muito procurado em nosso restaurante” – finalizou Simone Soares.

Para o Gestor de Projetos do Sebrae, o Festival foi além das expectativas da organização. “Supriu as nossas expectativas porque é um evento que veio promover o turismo em nossa região e estimular principalmente a gastronomia local” destacou Davi Felipe.

O Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, fez uma explanação sobre a importância do Festival para a região e destacou as parcerias feitas com os municípios do Litoral Maranhense. “O objetivo principal do Festival é agregar valores à culinária maranhense, que é diferenciada, é única do Brasil e muitos maranhenses não conhecem essa culinária, que é muito valorizada pelos visitantes e turistas quem vêm ao Maranhão e as vezes o próprio maranhense não conhece. nós entendemos que era o momento de tirar esse Festival somente da capital, São Luís e trazer para os municípios do Litoral Ocidental” – enfatizou o Diretor Superintendente do Sebrae/MA.

O prefeito do município de Alcântara, falou da parceria com o Sebrae e destacou a importância do Festival em sua cidade. “Este evento vem ressaltar mais ainda nosso potencial gastronômico e Turístico, e o Sebrae está de parabéns pela iniciativa, e pelo belíssimo trabalho que o nosso conterrâneo baixadeiro João Martins está desenvolvendo à frente do Sebrae. Antes mesmo de assumir a gestão do município, estive no Sebrae para fechar parcerias, Alcântara foi o primeiro município em fazer isso para a nova gestão, e esta será a primeira de muitas parcerias que o município de Alcântara estará desenvolvendo junto com o Sebrae” Destacou Anderson Wilker.

Estiveram presentes no Festival Gastronômico, secretários municipais, vereadores, lideranças, o vice-prefeito Sargento Leitão, empreendedores da gastronomia local e autoridades de cidades vizinhas, além de empresários de outros ramos e comunidade em geral. E para finalizar o evento, o público presente dançou ao som da banda local, Barba Branca.

ABAIXO VOCÊ VAI CONFERIR TODAS AS FOTOS DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE ALCÂNTARA…

Do SITE: http://alcantara.ma.gov.br/

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Conselho Municipal de Assistência Social de Alcântara realiza primeira reunião de 2020

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a primeira reunião ...

Comunidades beneficiárias do programa ‘Criança Feliz’ de Alcântara recebem visita da consultora do Ministério da Cidadania

Na última quinta-feira (16), o município de Alcântara recebeu a visita técnica da Consultora do ...

PT de Alcântara adere ao grupo político do prefeito Anderson Wilker

Reconhecer os avanços da atual gestão municipal faz parte da visão do desenvolvimento de quem ...

Prefeito Anderson Wilker empossa Conselheiros Tutelares em Alcântara-MA

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da ...

Prefeitura de Alcântara emite nota sobre paciente transportado em rede no Porto de Cujupe

Após a imagem de uma paciente que foi transportada de canoa/barco em uma rede da ...