casa » BEQUIMÃO » Festejos juninos movimentam município de Bequimão

Festejos juninos movimentam município de Bequimão

COMPARTILHE

Foram 11 dias de manifestações culturais no Arraial de Bequimão. Desde o dia 19 de junho, quando se comemorou o aniversário do município, dando início também aos festejos juninos, a população bequimãoense acompanhou apresentações de bumba-meu-boi, tambor de crioula, terecô, quadrilha, dança portuguesa, dança do boiadeiro e bandas com o melhor do forró.

O arraial foi montado em frente à nova Praça Santo Antônio. Sob o colorido das bandeirinhas, passaram brincadeiras organizadas no próprio município e outras que vieram de fora para dar ainda maior brilho à festa. A programação foi organizada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

“Damos uma atenção especial às brincadeiras locais, porque essa é uma forma de valorizar a criatividade e o empenho dos nossos conterrâneos que se esforçam para manter vivas suas tradições”, afirmou a secretária Dinha Pinheiro.

Também ganharam destaque na programação as bandas Criolina (Alê Muniz e Luciana Simões) e Fabrícia, que fizeram a abertura do arraial. O encerramento ficou por conta da banda pinheirense Miragem, contemplando principalmente o gosto dos mais jovens.

O Boi Estrela de Bequimão brilhou durante a programação, mostrando a força da tradição no sotaque de orquestra. Com mais de 30 anos de história, o grupo de bumba-meu-boi bequimãoense é reconhecido pelo estilo autêntico.

A Casa da Cultura, que abriga principalmente grupos de terecô, pajelança e tambor de crioula, já se consagrou como espaço para as manifestações de raiz no município. A festança sempre se estendia até o sol raiar. No barracão de reggae, a festa também invadia a madrugada.

“É nesses momentos que também reafirmamos nossa identidade e a nossa força para seguir em frente. Por isso damos muita atenção aos grupos locais, que precisam sim ser incentivados e valorizados. E a cada ano esperamos fazer ainda melhor”, avaliou o prefeito Zé Martins.

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Bequimão recebe doação de kits para recém nascidos de comunidades quilombolas

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e ...

Em novo decreto, prefeito Zé Martins oficializa reabertura de igrejas e templos religiosos em Bequimão-MA

O prefeito Zé Martins publicou novo decreto, permitindo que igrejas e templos religiosos de Bequimão ...

Bequimão celebra aniversário com homenagem às vítimas da Covid-19

O dia 19 de junho de 2020 vai ficar, literalmente, na história de Bequimão. A ...

Prefeitura de Bequimão promove noite de louvor para comemorar 85 anos do município

O dia 18 de junho tem sido reservado, todos os anos, para dar início às ...

Prefeitura de Bequimão discute reabertura de templos e igrejas com lideranças religiosas

Normas e condutas indispensáveis à reabertura de templos e igrejas foram discutidas pela Prefeitura de ...