ALCÂNTARA

Feira livre cultural movimenta a cidade Alcântara-MA

Fomentar o turismo, capacitar moradores, trazer diversidade cultural e ocupar espaços ociosos, foi o objetivo da IV Feira Livre Cultural de Alcântara, realizada neste sábado (05), no município de Alcântara, interior do Maranhão. O evento aconteceu nas ruínas do palácio em frente à Igreja do Carmo, localizada no Centro Histórico da cidade.

A feira é organizada por um grupo formado por artistas de várias regiões e trouxe uma vasta programação, que movimentou a cidade histórica, com exposições de fotografias, comidas típicas, ervas e bebidas tradicionais da região. Além disso, os visitantes participaram de oficinas de materiais recicláveis, artesanato e música.

Segundo o artista Gil Lobato, o evento é um atrativo a mais para os moradores e turistas que estão na cidade, por promover atividades culturais variadas em pontos de pouca atração cultural. “Os visitantes se surpreendem com o evento, pois se deparam com ele no momento em que estão conhecendo a história local”, destacou Gil.

Para o líder do grupo, responsável pela organização da Feira, Pablo Monteiro, o evento trabalha a sustentabilidade proporcionando às pessoas formas de transformar materiais recicláveis em peças artesanais que representam a cultura de Alcântara. “A ação também traz a preservação e valorização para espaços que quase não são utilizados para realizar eventos”, destacou o Pablo Monteiro.

Depois de apreciar as exposições e aprender a produzir os produtos artesanais típicos da cultura alcantarense, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de ouvir boas músicas cantadas pelos artistas que organizam o evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo