POLÍTICA

Fátima Araújo quer criar programa de capacitação sobre Síndrome de Down

O foco do programa é a troca de informações e integração de profissionais da Saúde, Educação e Esporte

Está em análise nas comissões de Justiça, Educação, Assistência Social, Desporto e Lazer e Orçamento, o Projeto de Lei n° 014/23, da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que dispõe sobre o Programa Municipal de Orientação e Capacitação sobre a Síndrome de Down para profissionais das áreas de saúde, educação e esporte no âmbito do município de São Luís.

A proposição visa a orientação técnica para os profissionais das áreas da Saúde, Educação e Esporte, por meio de palestras, rodas de conversa, seminários e estudo de casos com especialistas no assunto. Além disso, o PL n° 014/23 possui um caráter de integração das áreas alvo, a fim de promover a troca de experiências entre elas.

“O programa reúne diversificadas ações a serem implementadas pelo município em parceria com organizações da sociedade civil organizada, órgãos de saúde, educação e esporte, objetivando elevar o nível de informação, conscientização e compreensão acerca da disfunção genética, do desenvolvimento e da inclusão da pessoa com síndrome de Down”, explica a autora.

Síndrome de Down

A síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que, segundo estimativas do Ministério da Saúde, acomete uma criança entre seiscentos a oitocentos nascimentos, independente de etnia, gênero ou classe social.

Alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome, variando de indivíduo para indivíduo.

Pode acarretar também comprometimento intelectual, fazendo com que, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento geral ocorram em um ritmo mais lento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo