NOTÍCIAS

Fátima Araújo entrega Medalha Simão Estácio da Silveira para três personalidades do Maranhão

A noite do dia 19 de dezembro ficou marcada na história da vereadora Fátima Araújo (PCdoB). Em sessão solene realizada no auditório do Sistema Fiema, localizado no bairro Cohama, em São Luís, a Pequena Guerreira homenageou três personalidades maranhenses com a Medalha Simão Estácio da Silveira, maior honraria concedida pela Câmara Municipal da capital maranhense.

Foram 93 homenageados pelos 31 vereadores da capital. Entre eles estavam Clayton Noleto (Secretário de Infraestrutura do Estado), Samuel Melo (Instituto de Metrologia, Qualidade Industrial do Maranhão – Inmeq-MA)  e Reginaldo Teles (Jornalista, Escritor e Poeta), que foi representado pelo filho. Os homenageados por indicação da vereadora Fátima Araújo.

A homenagem dos vereadores acontece desde 2006. Todo ano cada um dos 31 parlamentares escolhe de uma a três personalidades para serem homenageadas; seja um líder político, um empresário, um trabalhador ou qualquer outro cidadão que tenha prestado relevantes serviços à sociedade ludovicense nos mais variados segmentos sociais.

COMO SURGIU  HOMENAGEM?

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.
Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo