FAMEM

Famem participa ao lado do TRE de encontros sobre participação das mulheres nas eleições

O projeto tem o propósito de levar informações acerca de violência política de gênero

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), participou nos dias 25 e 26 de julho, da segunda etapa do projeto TRE-MA em Ação, nos municípios de Imperatriz e Açailândia.

Coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o projeto tem o propósito de levar informações acerca de violência política de gênero, candidaturas fictícias, assédio e desinformação, empoderando principalmente as mulheres para a ocupação de mais espaços de poder.

Em Imperatriz o evento ocorreu no dia 25, no salão do júri do Fórum de Justiça Comum e em Açailândia, a agenda foi realizada no dia 26 de julho, na Igreja Batista da Promessa, este último com transmissão ao vivo pelo canal TRE-MA do Youtube.

O advogado Daniel Leite, representou a FAMEM nas duas agendas e destacou a importância do tema, especialmente no período pré-eleitoral em que vivemos. “A participação efetiva das mulheres no exercício da democracia é algo que deve ter o envolvimento de todos nós para que seja efetivamente garantido, em todos os momentos, mas por estarmos em um período pré-eleitoral, essa pauta ganha ainda mais força”, pontuou.

A presidente do TRE, desembargadora Angela Salazar ressaltou a importância do envolvimento das instituições para o enfrentamento da desigualdade de gênero na esfera política. “Acredito que o caminho para enfrentar e combater a violência e a desigualdade de gênero é a desconstrução da cultura patriarcal, machista e sexista que refletem muitas das vezes em suas formas variadas na atuação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é o da educação em seu sentido amplo, isto é, educar-se para operar a transformação de uma cultura de violência e de desigualdades para uma cultura de respeito. E a nossa ação junto com a sociedade civil é de fundamental importância para alcançarmos esse objetivo”, disse a desembargadora.

Participaram dos eventos, ainda a membro da Corte Anna Graziella Santana Neiva Costa, ouvidora da Mulher, acompanhadas da juíza auxiliar Rosangela Prazeres (presidência), do juiz Paulo Brazil Telles de Menezes (coordenador do Comitê de Desinformação do TJMA) e da advogada Joana Pessoa (representando a OAB-MA).

A comitiva contou ainda com a presença dos juízes Delvan Tavares (titular da 33ª zona eleitoral – Imperatriz) e Vanessa Machado Lordão (71ª zona eleitoral – Açailândia), além de promotores eleitorais e lideranças locais de ambos os municípios.

A terceira e última agenda do projeto TRE em Ação acontecerá dias 8 e 9 de agosto em Santa Inês, Bacabal e Pedreiras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo