casa » POLÍTICA » Famem esclarece sobre constitucionalidade da Lei que suspende pagamentos de empréstimos consignados

Famem esclarece sobre constitucionalidade da Lei que suspende pagamentos de empréstimos consignados

COMPARTILHE

Por meio de recomendação editada nesta terça-feira, 23, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão está orientando os gestores como devem agir em relação à suspensão dos empréstimos consignados contraídos por servidores estaduais, municipais e privados de acordo com a Lei Estadual 11.247/2020, de 4 de junho. No âmbito do estado do Maranhão o prazo de suspensão é de 90 dias, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A suspensão, por sua vez, é facultada do servidor perante o órgão pagador, no caso a administração municipal.

O objetivo das orientações da Federação tem como propósito prestar esclarecimentos sobre aspectos da lei diante da resistência das gerências dos bancos públicos no interior do Maranhão em dar efetivo cumprimento a norma estadual disciplinadora da suspensão dos empréstimos consignados. A Famem, por meio de posicionamento externado pelo presidente Eric Costa, defende com veemência a competência do Estado do Maranhão legislar sobre direito do consumidor, amparado em entendimento precedente do Supremo Tribunal Federal.

Os empréstimos consignados têm desconto em folha. De acordo com lei, o órgão pagador não realizará o desconto salarial do valor correspondente às parcelas de empréstimos e financiamentos consignados em folha de pagamento de servidores e empregados públicos ativos e inativos. O prazo de suspensão pode perdurar por um período mais estendido, mediante a vigência do estado de emergência decretado pelo Governo Federal em 6 de fevereiro de 2020.

A recomendação da Famem consigna que com o fim do estado de emergências novas negociações deverão acontecer entre o credor e a instituição financeira, com parcelamento de no mínimo doze vezes. À cobrança não pode incidir juros de mora, multa ou correção monetária sobre as parcelas vencidas entre 20 de março e o fim do estado de emergência. Nos casos de parcelamentos menores, o limite de comprometimento do rendimento do servidor não pode exceder 6% do total. Durante todo período da suspensão da cobrança a instituição fica proibida de inscrever o credor em banco de dados de crédito.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Vereadora Fátima Araújo se reúne com moradores do Eixo Cidade Operária

Atendendo à chamados e clamor da comunidade, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), ...

Rubens Jr recebe apoio de Carlos Lula, Flávia Alexandrina, Eliziane Gama e Clayton Noleto

Nos últimos dias tem sido grande a movimentação no mundo político quanto ao corre-corre em ...

Pré-candidatura de Rubens Jr ganha musculatura para o 2º turno com o apoio de Eliziane Gama

Com a adesão do Cidadania, partido comandado no Maranhão pelo administrador Eliel Pereira Gama, irmão ...

Senadora Eliziane Gama oficializa apoio do Cidadania a pré-candidatura de Rubens Júnior

O Cidadania, partido comandado no Maranhão pelo administrador Eliel Pereira Gama, irmão da senadora Eliziane ...

Eleições 2020: Cidadania da senadora Eliziane Gama confirma apoio a Rubens Jr

A pré-candidatura de Rubens Júnior (PCdoB) para concorrer ao cargo de prefeito de São Luís ...