POLÍTICA

Exata-Mente…Essa doeu na Alma!

O Instituto Exata, pertencente a TV Guará afiliada da Record News em São Luís, mostrou mais uma vez o quanto pesquisa de eleições é a maior furada. O Instituto divulgou dados de uma possível pesquisa, mas na hora de aplicar estatística esqueceram  e divulgaram os números errados na última quarta-feira (09), o que virou piada nos 4 cantos da Ilha. No levantamento feito pelo Instituto Exata, encomendado pela TV Guará, o total dos votos soma 101%, quando a porcentagem correta deveria ser 100%. Só de verídica a pesquisa, que não tiveram o cuidado de verificar os dados.

A TV que tem como slogan: “diferente por natureza”, cometeu o equívoco e provavelmente acabou dando um ponto percentual a mais para um dos candidatos, inflou o índice dos que ‘não sabem’ ou elevou em um ponto o número de ‘branco e nulo’. Na hora de conferi, não se preocupou com o público, como se todos fossem analfabetos.

Na pesquisa Espontânea, por exemplo, quando não se apresenta nenhum nome e apenas pergunta-se em quem o eleitor votaria para prefeito de São Luís se a eleição fosse hoje, segundo dados divulgados pelo Instituto, foram citados 14 nomes, e o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), liderou com 15% das intenções de voto.

A deputada federal, Eliziane Gama (PPS), vem na segunda colocação com 7% dos votos, seguida por João Castelo (PSDB), com 4%; Bira do Pindaré (PSB),  Rose Sales (PP) aparecem com 2%; Roseana Sarney (PMDB), Ricardo Murad (PMDB), Tadeu Palácio (PP), Neto Evangelista (PSDB), Luís Fernando (PSDB) e Roberto Rocha (PSB), estão empatados na última colocação com 1%. Brancos ou nulos somam 17% e 48% não souberam responder; o que totaliza 101%.

EX2 EX4

Contudo, a soma não poderia ultrapassar 100%, mas como ultrapassou em 1 ponto [o mesmo percentual dado a Roberto Rocha, Roseana Sarney e Ricardo Murad ambos na última colocação ao lado de Neto Evangelista, Luis Fernando e Tadeu Palácio], a porcentagem do levantamento acabou ficando incorreta e mais uma vez o Instituto vacilou.

O erro na soma da pesquisa não foi percebido e as porcentagens acabaram sendo divulgadas de forma incorreta em vários veículos de comunicação do Estado. Além da Espontânea, os números não coincidem também no 1º cenário da modalidade Estimulada, conforme quadro abaixo.

QUEM VIU ESSA PESQUISA?
Segundo o Instituto Exata, a pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. Agora onde essas pessoas foram ouvidas, ninguém sabe.  A margem de erro é de 4 pontos percentuais – para mais ou para menos – e 95% de confiabilidade. Confiabilidade em Pesquisa?

Blog Dalvana

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo