EDUCAÇÃO

Escritora maranhense lança aos 82 anos “Outrora Agora” durante a Flaema

COMPARTILHE

“Outrora Agora”. Esse é o nome do livro que a maranhense Marina Gutman Tosta Paranhos, aos 82 anos, estará lançando nesta segunda-feira (23), durante a Feira do Livro do Autor e Editor Maranhense – Flaema, no Shopping da Ilha.

Em forma de poema, a doutora em Letras e Livre Docente em Teoria Literária pela PUC-RS – com tese sobre Fernando Pessoa – e Professora Titular de Literatura Portuguesa na UFRJ e UGF, compartilha na obra a trajetória da família e a reminiscência de sua infância e juventude na capital maranhense.

O livro tem apresentação de Alcione, cuja foto estampa a “orelha” do exemplar.

Vivendo na cidade maravilhosa desde os 16 anos, para cursar o 2º Grau e a Faculdade de Letras no antigo Instituto Lafayette; a maranhense se destacou no cenário nacional e internacional pelo amor dispensado a literatura.

CURRÍCULO DA HOMENAGEADA

Licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Distrito Federal, atual UERJ, em 1955; Doutora em Letras e Livre Docente em Teoria Literária pela PUCRS; Professora Titular em Literatura Portuguesa na UFRJ e na UGF – Universidade Gama Filho; Coordenadora da Área de Teatro do NAAC Núcleo de Artes e Cultura da UGF; Participou de vários cursos no Real Gabinete Português de Leitura e de congressos no Brasil e no exterior.

Foi Professora Titular de Literatura Comparada no Centro Universitário Celso Lisboa, 1979 a 1989; Professora Titular de Literatura Portuguesa na UGF, 1980 a 1998; Professora Titular do Teatro-Oficina Literária, na UGF, 1981 a 1998; Professora Titular na Faculdade de Letras da UFRJ, 1985 a 1993. Ministrou aulas em cursos de Pós-Graduação Latu-sensu e Mestrado em universidades do país; Participou de Bancas examinadoras de UERJ, UFRJ, UGF, entre outras; Coordenou a área de Literatura Portuguesa da UGF, 1979 a 1985.Coordenou como Titular o Teatro-Oficina Literária da UGF, 1982 a 1998, idealizando, redigindo e dirigindo espetáculos:”Pasárgada, um itinerário em poesia” – centenário de Manuel Bandeira, no Colégio Naval, em Angra dos Reis; “Homenagem a João Havelange” – Vila Olímpica da UGF; “Homenagem ao Chanceler Osvaldo Aranha, Presidente da ONU”, no Clube Hebraica; “Portugal, Palavra por Navegar”, no Real Gabinete Português de Leitura; “A Caminho das Estrelas”, Teatro João Caetano. “Drummond, o anjo torto”, no Colégio Naval; “Parada do Pôr-do-sol”, 180 o aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, com presença do Presidente José Sarney e da escritora Raquel de Queiroz; “Machado de Assis em dois tempos” – Real Gabinete, Colégio Naval e Escola Naval; “Semana do Cadete” – AMAN, Resende; “Eu sei que vou te AMAN” – inspirada no Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, na AMAN.

Participou de Congressos e Seminários Internacionais no Brasil e no Exterior; Membro Titular da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, Cadeira nº 28, Patronímica de Vinicius de Moraes, posse em 06/06/2008; Sócia fundadora da APLIPERJ – Associação de Professores de Literatura Portuguesa do Estado do Rio de Janeiro; Sócia fundadora da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada.No decorrer de suas atividades, recebeu inúmeros prêmios e condecorações:Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos relevantes serviços prestados à cultura e à arte de nosso País (Cf. Diário da Câmara no 187 de 19/11/1987, pág. 14); Reconhecimento pela colaboração prestada ao Projeto de Ação Cultural da Escola Superior de Guerra, em 1987; Medalha Amigo da Marinhas, em 1987, concedida pelo Comando do Corpo de Fuzileiros Navais, em reconhecimento à atuação na área cultural em prol da instituição; Medalha Oskar Nobling, conferida pela sociedade brasileira de Língua e Literatura, pelos relevantes serviços prestados à causa do ensino e da pesquisa científica, nos domínios da Linguística, Filosofia e da Literatura, 1995; Diploma de sócio-benemérito, conferido pelo Real Gabinete Português de Leitura, pela participação e colaboração nos projetos da Biblioteca, 1994.

Tem publicado vários artigos em revistas especializadas e o livro Literatura Comparada – Manual Didático para Faculdade de Letras, Publicação do Autor, Rio de Janeiro, 1980.

 

 

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar