Emap estabelece parceria com o Sebrae Maranhão
Quando o novo Terminal do Cujupe estiver finalizado, as mais de 120 mil pessoas que trafegam por mês pelo local, serão surpreendidas com a maior organização dos ambulantes que comercializam produtos no local. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) acaba de fechar parceria com o Sebrae para realizar uma pesquisa de identificação de consumo dos usuários do terminal, assim como analisar a viabilidade econômica e as necessidades de adaptação e melhoria dos micro e pequenos empreendimentos instalados no local.
“Este trabalho foi fruto de uma demanda da Emap ao Sebrae. Faremos o levantamento junto aos usuários para identificar suas preferências de consumo, assim como nos voltaremos, com muita expressividade, aos empreendedores que, hoje, vendem seus produtos sem nenhum controle sanitário”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
Diante da demanda, o Sebrae reuniu sua equipe técnica para idealizar a ação e apresentar a proposta de parceria à Emap, levando em consideração a expertise da instituição em apoiar os pequenos negócios. No caso do Terminal do Cujupe, o Sebrae apresentará aos ambulantes a pessoa jurídica do microempreendedor individual, como alternativa de formalização de suas atividades.
“Chegamos em um bom momento, quando o Terminal do Cujupe está prestes a receber a reforma e há o desejo do Governo do Estado, por meio da Emap, de realizar o ordenamento dos ambulantes, tendo em vista dois fatores: o consumidor, que terá um espaço revitalizado e seguro no que se refere ao consumo de alimentos e os empreendedores, que passarão a enxergar a sua atividade como um negócio que gera renda e pode melhorar, continuamente, a qualidade de vida da população que reside no entorno do terminal e a economia, com o estímulo à produção local”, sinaliza o diretor superintendente do Sebrae que revelou.
Para o presidente da Emap, Ted Lago, o trabalho a ser realizado pelo Sebrae será salutar no desenvolvimento do empreendedorismo na localidade do Cujupe, formalizando os ambulantes e dando uma nova perspectiva às famílias da área. “Focaremos este trabalho nos 100 ambulantes que temos cadastrados e que, hoje, ocupam a área interna do terminal existente e uma tenda armada no local. O Sebrae já é um parceiro do governo do Estado em outras ações e tivemos, aqui, uma convergência de propostas importantes para a economia daquela região”.
A parceria entre a Emap e o Sebrae foi assinada na tarde da última sexta-feira (09.10) pelo presidente Ted Lago e os diretores do Sebrae no Maranhão, José Morais (área Técnica) e a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão. As visitas para o início das pesquisas de campo devem ocorrer na segunda quinzena de outubro, quando os técnicos e consultores do Sebrae iniciam os trabalhos.
“Estamos muito satisfeitos com esta parceria que reforça o papel do Sebrae como agente de capacitação empreendedora, além de destacar a sua expertise junto aos pequenos negócios maranhenses, dando a oportunidade de vislumbrarem uma mudança de realidades pela via do empreendedorismo. Deste primeiro trabalho, outras parcerias podem ser efetivadas junto à Emap, levando em consideração o papel do Sebrae, de apoiar os pequenos negócios e torná-los sustentáveis”, pontua o diretor técnico da instituição, José Morais.
Texto: Sebrae-Ma