Eidimar Gomes comemora reinauguração de Maternidade
A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) prestigiou nessa sexta-feira (25) a reinauguração da Maternidade Nossa Senhora da Penha, no bairro Anjo da Guarda que, segundo ela foi uma de suas conquistas junto ao governo do Estado. O evento contou com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), que fez sua primeira visita à região do Itaqui-Bacanga após ter sido eleito.
Fechada há dois anos, a Maternidade foi entregue à comunidade, após ter passado por uma ampla reforma em sua estrutura física e reaparelhamento. Os investimentos custaram R$ 372.581,83.
A unidade de saúde beneficiará cerca de 250 mil habitantes dos 58 bairros que integram a área Itaqui-Bacanga, que poderão usufruir dos serviços ofertados pela maternidade. A unidade de saúde realizará partos normais e cesáreas, além de consultas nas áreas de ginecologia e pediatria.
A tucana através de indicação ao governo do estado solicitou a reativação do hospital, após tantos anos fechado. Dentre tantas reuniões com a então subsecretária de saúde, Rosangela Curado, a vereadora recebeu a garantia da reabertura Maternidade, onde hoje comemora com a população.
— O povo está feliz pelo gesto do governador Flávio Dino, em dá estrutura para que a Maternidade Nossa da Penha volte a funcionar. Não poderíamos mais admitir que as gestantes desta região se desloquem para outras áreas, agora temos uma maternidade totalmente equipada, pronta para receber os pacientes. Um trabalho que já víamos fazendo, para reabertura da maternidade, — concluiu Eidimar Gomes.
A inauguração da reforma e adequação dos serviços da maternidade foi possível por meio da assinatura de um Termo de Cessão entre o Centro Comunitário Nossa Senhora da Penha – antes mantenedor da unidade de saúde – e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Agora, a gestão ficará aos cuidados do Instituto Acqua, em parceria com a SES.
— Faz dois anos que a Maternidade fechou por falta de recursos. Hoje estou muito feliz por esta conquista, agradeço a vereadora Eidimar Gomes, que é uma lutadora, e tem se dedicado para nos representar. Agora as mulheres da região poderão ser atendidas aqui, sem se deslocar para lugares distantes, — disse a dona de casa, Maria de Jesus.
Durante pronunciamento, o governador Flávio Dino afirmou que a entrega da Maternidade Nossa Senhora da Penha é mais um passo que está sendo dado para a melhoria do sistema de saúde pública do Maranhão.
— O mais difícil não é construir uma unidade de saúde, mas abrir as portas dessa unidade. Então eu gostaria de agradecer essa parceria entre a comunidade e o Governo do Estado, que só tem a ganhar daqui para frente, — completou.
Texto: Dalvana Mendes