SHOWS & EVENTOS

Dia do Jornalista é comemorado na Câmara Municipal

COMPARTILHE

JON

O dia 7 de abril é comemorado o “Dia do Jornalista”. Na Câmara Municipal de São Luís, a data foi marcada por um café da manhã em homenagem aos profissionais que fazem a cobertura das atividades parlamentares na capital. A iniciativa da homenagem foi da Diretoria de Comunicação da Casa, que, pela primeira vez, comemorou o dia do profissional que leva a informação a toda sociedade.

Vereadores, que compareceram ao parlamento na manhã desta terça-feira (7), manifestaram votos de congratulações aos trabalhadores de imprensa e fizeram reconhecimento da atuação desses profissionais contribuindo para a divulgação da imagem do Legislativo para a população. Ao receberem a manifestação dos parlamentares, os homenageados agradeceram as palavras e mais uma vez reafirmaram o compromisso de trabalhar ética e seriedade como o mediador legitimado pela sociedade para transmitir as informações.

INSTITUIÇÃO DA DATA

 O Dia do Jornalista foi instituído pela  ABI (Associação Brasileira de Imprensa), para homenagear o médico e jornalista Líbero Badaró. O jornalista chegou ao Brasil em 1826 já com pensamentos a favor da liberdade. Três anos mais tarde fundou o periódico Observador Constitucional, no qual denunciava abuso de poder do Império, na época de D. Pedro I. Em novembro de 1830, foi assassinado por inimigos políticos, em São Paulo. Historiadores acreditam que a morte foi encomendada pelo imperador que em 7 de abril de 1831 abdicou.

A data ressalta a importância da liberdade de imprensa e da luta pelo direito de se expressar publicamente. Desta forma, a data apresenta controvérsias. Alguns falam que ela marca o Dia do Jornalista, também comemorada no dia 29 de janeiro. Outros afirmam que a data marca o Dia da Imprensa.

 

Texto: Alteré Bernardino

DIRETCOM/CMSL

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar