casa » EDUCAÇÃO » DETRAN-MA, CGU, MPE & MPC vão manter a operação “Pau-de-Arara” no interior do Estado.

DETRAN-MA, CGU, MPE & MPC vão manter a operação “Pau-de-Arara” no interior do Estado.

COMPARTILHE

O promotor de justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar; a chefe em exercício da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, Leylane Maria Silva; e o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Jairo Cavalcanti, apresentaram, na manhã desta quarta-feira (2), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, o resultado de mais uma etapa da Operação Pau-de-Arara.

A vistoria conjunta foi realizada, de 23 a 27 de novembro, em Timon, Grajaú, Viana e Sítio Novo e teve o objetivo de averiguar a oferta do transporte escolar nos referidos municípios maranhenses. A ação integra o projeto “Transporte Escolar: uma questão de dignidade e justiça”, do Centro de Apoio Operacional da Educação, do Ministério Público do Maranhão (CAOp-Educação), realizada pelos órgãos fiscalizadores no Estado.

De acordo com o promotor de justiça Paulo Avelar, a partir de 2016, a primeira providência a ser tomada pelo Ministério Público será propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os Municípios. Caso não haja avanço, serão tomadas medidas judiciais cabíveis. “Era para ser ofertado um serviço com veículos em conformidade com a lei, mas o que se vê é um transporte de péssima qualidade”, frisou.

PAU1 PAU2

Para a representante da CGU, Leylane Maria Silva, é inadmissível colocar crianças e adolescentes em risco. “É uma situação que nos preocupa muito, porque há o registro de altos gastos com manutenção e fornecimento de combustível e o que constatamos foram veículos, muitas vezes em estado avançado de deterioração”.

Além do trabalho conjunto do MPMA, MPC e CGU, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou Portaria de inspeção veicular do transporte escolar, com o objetivo de assegurar a fiscalização do serviço e garantir a qualidade em todo o estado.

No mesmo sentido, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) editou Resolução que exige dos gestores a contratação de veículos inspecionados pelo Detran. “Se houver contratação de veículos que não passaram por vistoria a partir de 2016, o gestor corre o risco de ter as contas rejeitadas”, completou.

O procurador do MPC, Jairo Cavalcanti, lembrou que já foram fiscalizados 14 municípios maranhenses desde 2014 e em todos foram encontrados problemas graves. “As crianças não votam, mas os pais e professores podem ajudar a mudar esta realidade”, frisou o procurador, que foi categórico em afirmar que vários municípios estão cumprindo, alguns já com 95% do transporte padrão.

A operação contou com a participação dos promotores de justiça Jadilson Sirqueira de Sousa, da Comarca de Montes Altos que atuou em Sítio Novo; Fernando Evelin de Miranda Menezes (Comarca de Timon); Gustavo de Oliveira Bueno (Comarca de Viana) e Crystian Gonzalez Boucinhas (Comarca de Grajaú). Além dos referidos municípios, foram realizadas vistorias em Cachoeira Grande, Lago da Pedra, Miranda do Norte, Presidente Vargas, São João do Sóter, Caxias, Vargem Grande, Governador Edson Lobão, Anajatuba e Presidente Juscelino.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

O ADE dos Guarás, Itaú Social e Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizam o primeiro encontro formativo do projeto “Currículo em Ação”.

O “Currículo em Ação” é um projeto piloto realizado através de uma parceria do Arranjo ...

Vereadora Fátima Araújo solicita pavimentação asfáltica para o bairro Tamancão/Anjo da Guarda

Com o intuito de melhorar a mobilidade e acessibilidade da capital maranhense, a vereadora de ...

Vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do estado pavimentação asfáltica para o bairro Lago Azul/São Raimundo

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicitou através de Indicação ao Secretário de ...

Cursinho da Prefeitura de São Mateus aprova onze candidatos na UEMA

Direcionado para alunos da rede pública, o cursinho Pré-Universitário da Prefeitura de São Mateus do ...

Projeto Educar para Vencer abre vaga para novas turmas para crianças

O Instituto Solidariedade & Ação (ISA), com sede no bairro Vila Conceição/João de Deus, abriu ...