Delegados escolhidos na etapa municipal, em Bequimão, participam da XII Conferência Estadual de Assistência Social
O município de Bequimão foi representado, na XII Conferência Estadual de Assistência Social, pelos dois delegados eleitos durante a etapa municipal, que aconteceu em meados de outubro.
O delegado eleito para representar o poder público foi o secretário municipal de Assistência Social de Bequimão, Josmael Gomes Castro Júnior (Bael), e a sociedade civil foi representada pela assistente social, Sandra Amorim. Na etapa Estadual, ocorrida de 30 de outubro a 1o de novembro, em São Luís, eles defenderam as ideias propostas no município.
Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Esse sistema, implantado desde 2005 pelo Governo Federal, é voltado à gestão da proteção social brasileira. Foi por meio dele que se consolidou maior cooperação entre municípios, estados e união, com critérios e procedimentos transparentes para o repasse de recursos, prestação de contas.
Mas, o corte no orçamento previsto para 2018 pode atrapalhar seriamente a viabilidade desse tipo de trabalho nos municípios brasileiros. O Ministério do Planejamento já havia limitado em R$ 900 milhões os recursos para a assistência social em todo o Brasil. O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), entretanto, avalia que o valor lançado para o Fundo Nacional de Assistência Social seja ainda menor, podendo chegar a apenas R$ 78 milhões.
As conferências municipais e estaduais de Assistência Social ajudam a traçar um planejamento visando à gestão dessas verbas, sem deixar cair a qualidade dos serviços, baseados nas principais necessidades da população brasileira.