Cândido Mendes realiza 87ª edição do Círio de Nazaré. Terceiro mais antigo do país
Fé e devoção mobilizaram centenas de pessoas que participaram nos últimos dias do Círio de Estandarte em Cândido Mendes para agradecer e pedir bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré. O evento religioso é um dos mais tradicionais do país. De acordo com moradores do município, ele é realizado desde o ano de 1928, sendo o terceiro mais antigo do país, perdendo apenas para Belém e Macapá.
O tema deste ano do festejo foi Maria: “Primeira Cristã, Mulher da Eucaristia”. Em sua 87ª edição, cerca de 5 mil romeiros louvaram e se emocionaram no Círio de Nazaré de Estandarte ao longo de nove dias.
O Padre Raimundo Pereira de Almeida, pároco de Cândido Mendes, destacou a devoção e o amor dos fiéis a Maria e a Igreja Católica. “Apesar de estarmos distantes dos grandes centros, milhares de pessoas passaram por aqui para agradecer e louvar a Nossa Senhora”, destacou.
O Círio de Nazaré de Estandarte também ficou marcado por melhorias promovidas pelo prefeito Mazinho Leite no povoado. A atual administração abriu e recuperou a estrada, assim como a ponte de acesso a região, que tirou Estandarte do isolamento, agora veículos chegam ao lugarejo e o tráfico intenso de veículos foi percebido. Houve também a recuperação do trapiche da vila que possibilita a atracagem de embarcações de maior porte.
Mazinho Leite prometeu durante a visita em Estandarte que iniciará em breve a urbanização do cais do povoado. “Vou continuar promovendo melhorias para o nosso povo, em breve teremos nossa orla urbanizada”, anunciou.
A programação do Círio de Nazaré em Cândido Mendes foi marcada com missas campais na praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem da santa também foi levada em procissão terrestre e marítima.
Apesar de ser um município maranhense, Cândido Mendes recebe grande influência do Pará e os principais visitantes são oriundos da cidade de Belém e Bragança, esta última exerce grande influência no povoado de Estandarte.
Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré estavam muito emocionados. Os semblantes eram de fé e adoração à padroeira da Amazônia. Os moradores e visitantes do povoado também estavam radiantes com as melhorias promovidas, possibilitando o desenvolvimento e a busca pelo bem-estar do povo de Estandarte e de Cândido Mendes como um todo.