BEQUIMÃO

Boi Estrela abre o Arraial 2017 em Bequimão no dia 19 de junho

COMPARTILHE

O mais tradicional Bumba meu Boi Estrela de Bequimão, sotaque de orquestra, fará uma turnê na capital maranhense a partir deste sábado (24).  Antes fez a festa em sua terra natal onde se apresentou na noite do dia 19 de junho, no encerramento do aniversário de 82 anos de Bequimão e abertura do Arraial 2017, realizado na Praça da Matriz.

Durante sua apresentação, o boi levou grande público à Praça, em que muita gente pôde matar a saúde de toadas que marcaram sua história. As novas canções também fazem sucesso e são cantadas pela plateia bequimãoense.

Com Índias e vaqueiros que fazem coreografias milimetricamente ensaiadas, o Boi Estrela é o mais tradicional da baixada, no sotaque de orquestra. Com 33 anos de história no folclore maranhense, o Bumba Meu Boi Estrela tem seguidores de todas as idades, em várias cidades do Estado, principalmente na Região Metropolitana, incluindo a capital maranhense. Os brincantes são identificados com o boi e fazem questão de falar isso.

HISTÓRIA – Fundado em 1984, o bumba meu boi Estrela de Bequimão foi pioneiro na Baixada e Litoral Ocidental maranhense no sotaque de orquestra. O pai do atual diretor, Tonho Martins, chamou para uma reunião os amigos Lucas Gomes, Paulo Campos, Valber Almeida (Vadico), João Almeida (Joca Mucura), Denilson Martins, Antonio Inácio Rodrigues e Raimundo João Macedo. Era um grupo que já montava nos carnavais o bloco tradicional “Estrela do Samba”.

A ideia, então, era criar uma brincadeira para o período junino, que sempre foi marcado por festejos animados no município de Bequimão. No início, eram reaproveitadas as fantasias do Carnaval. As melhorias foram surgindo da maneira como acontece até hoje, segundo os organizadores, com a ajuda da comunidade, de alguns parceiros e com a proteção divina.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar