NOTÍCIAS

Bira do Pindaré quer mudar o nome do município de Presidente Sarney – Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Sem criatividade e querendo aparecer na mídia, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) deu entrada no Projeto de Decreto Legislativo N° 009/2017, que autoriza a realização de um plebiscito para consultar a população de Presidente José Sarney sobre a alteração do nome do município. O projeto foi aprovado pela Assembleia.

De acordo com o projeto do socialista, o objetivo da proposição é regularizar o nome do município. O socialista destacou que a Constituição Federal proíbe, terminantemente, que o nome de pessoas vivas seja atribuído a bens públicos de qualquer natureza. O que inclui municípios. Só que seu Bira precisa saber que não é só o município de Presidente Sarney que recebeu nome de pessoa viva. O município de Governador Edson Lobão também foi homenageado por político que ainda está vivo.

Em São Luís, por exemplo existem inúmeros bairros com nomes de pessoas vivas, como por exemplo, vila José Reinaldo Tavares, Residencial João Alberto, Alexandra Tavares, Roseana Sarney, Sarney Filho I e II, Vila Luís Fernando, entre outros logradouros.  Será que essa lei não funciona nesses casos? Não seria melhor saber quantos “Bens” públicos tem nome de pessoas vivas e colocar em um só projeto ou esse cuidado é apenas porque o município da baixada leva o nome de um líder opositor?

O argumento do deputado mostra uma pitada de perseguição aos oposicionistas. “Não é possível ter nome de pessoas vivas atribuídas a nomes de municípios, como acontece nesse caso. Nós sabemos que o município de Presidente Sarney leva o nome do ex-senador e ex-presidente José Sarney, que continua vivo. Então, é preciso que haja o plebiscito e a população possa aprovar, como manda a lei, a alteração do nome do município”, frisou.

Para ele, a cidade deve se chamar Pimenta do Maranhão. “É preciso também devolver o nome original do povoado que deu início ao município, cujo nome era Pimenta e que deve passar a ser Pimenta do Maranhão. O nome com a terminologia ‘do Maranhão’ é devido a existência de um outro município que se chama Pimenta, no estado de Minas Gerais”, explicou.

Por que só agora Bira descobriu essa ideia?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo