casa » NOTÍCIAS » Bequimãoenses participam de seminário na capital

Bequimãoenses participam de seminário na capital

COMPARTILHE

As questões sanitárias são apontadas como um dos principais entraves para a comercialização de produtos dos pequenos agricultores. Pensando nisso, o Governo do Estado realizou o Seminário de Inspeção Sanitária e Políticas de Comercialização na Agricultura Familiar, nos dias 23 e 24 de julho, em São Luís/MA.

Representantes do município de Bequimão participaram do evento. Eles puderam conhecer melhor algumas ações institucionais que podem tornar a comercialização de produtos da agricultura familiar mais adequada, segundo o que prevê a legislação. Isso pode garantir mais segurança, em termos de saúde pública, bem como maior renda e qualidade de vida aos produtores e consumidores.

“Por desconhecimento, às vezes o agricultor não se prepara para ter uma estrutura de beneficiamento. As frutas, por exemplo, para se extrair a polpa, tem toda uma legislação que deve ser seguida. Nosso objetivo é que todas as partes estejam cientes de suas responsabilidades quanto às questões sanitárias”, afirmou a coordenadora estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Antônia Malheiros.

A qualidade dos alimentos é atestada por selos, que são dados pelos serviços de inspeção municipal, estadual e federal. No âmbito federal, o órgão responsável é o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); na esfera estadual, no Maranhão, cumpre esse papel a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged); e nos municípios a vigilância sanitária local.

Na equipe do município de Bequimão que participou do evento, estavam o secretário municipal de Agricultura, Creuber Pereira; a secretária adjunta, Crenilde Pereira; o coordenador de Obras, Tonho Martins; o agente de desenvolvimento Rodrigo Martins; e o assessor Edmilson Pinheiro.

TRIBUNA DE BEQUIMÂO

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Vereadora Fátima Araújo realiza 3ª edição do Casamento Comunitário

A vereador de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) e o Instituto Solidariedade & Ação, em ...

Bequimão é o primeiro município do MA a cumprir meta do Busca Ativa Escolar

Mais de quarenta alunos evadidos das escolas de Bequimão vão retornar às salas de aulas ...

Prefeitura de Bequimão recupera estradas vicinais na zona rural

Muito antes do período chuvoso, a Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, ...

Prefeitura de Bequimão convoca usuários do cartão SUS para atualização

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), convoca os ...

Prefeitura de Bequimão constrói ponte e bueira de concreto na zona rural

Nem o período chuvoso atrapalha o trabalho de infraestrutura realizado pela Prefeitura de Bequimão na ...