BEQUIMÃO

Bequimão vai enfrentar neste sábado (18), Santa Rita pela II Copa Quilombola de Futebol em São Luís

O time de Ramal de Quindiua, campeão da etapa municipal vai representar o município de Bequimão neste sábado (18), em São Luís, em jogo marcado para às 9h da manhã pela fase final da II Copa Quilombola de Futebol, Troféu Negro Cosme, no Estádio Moreirão no bairro Santo Antônio, na capital maranhense. É um campeonato envolvendo mais de 360 atletas oriundos de quilombos de 16 municípios maranhenses e que chega a sua reta final.

O evento esportivo tem o apoio do Governo do Estado através das Secretarias de Igualdade Racial e de Esporte e Lazer e é realizado pelo Instituto Solis, com patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Os jogos ocorrem nos campos CFAP na BR 135, (Vargem Grande x Santa Helana e Alcântara x Peritoró); no estádio  Moreirão no bairro Santo Antônio (Olinda Nova x Anajatuba e Santa Rita x Bequimão), já no bairro Santa Cruz (Serrano x Itapecuru e Dom Pedro x Cajari) e no campo Coroadinho (São Mateus x Monção e Cajapió x Guimarães). Os jogos foram colocados nos horários das 8h e 9h30 e a decisão dos vencedores será na tarde do domingo.

A segunda Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme iniciou em meados de dezembro, com a etapa classificatória, e foram realizados jogos nos campos dos quilombos dos municípios de Olinda Nova, Cajari, Cajapió, Anajatuba, Santa Rita, Itapecuru, Santa Helena, Monção, São Mateus, Serrano, Guimarães, Peritoró, Bequimão, Vargem Grande, Alcântara e Brejo.

As prefeituras municipais firmaram parceria com os organizadores e cederam os campos de futebol, transportes para as equipes locais e ambulância com atendimento médico no local da disputa, que aconteceu sempre em quilombos. Cada município contou com 12 equipes de atletas, totalizando 192 times e envolveu mais de 4.400 pessoas, entre atletas e equipe técnica.

A primeira edição do torneio aconteceu em 2016 e envolveu atletas quilombolas de 12 municípios, com 168 equipes participantes, 287 jogos e 4.536 atletas e técnicos. A fase final aconteceu em São Luís e os atletas de Serrano do Maranhão foram os grandes vencedores; em segundo lugar ficou o time de Monção e em terceiro, a equipe de Alcântara.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo