BEQUIMÃO

Bequimão terá Dia D de combate ao sarampo, nesta quinta-feira (5)

A Campanha de Imunização contra o Sarampo será intensificada a partir desta quinta-feira (5), no município. A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará o Dia D de combate à doença, a fim de proteger e também alertar a população bequimãoense acerca dos riscos de exposição ao Measles morbillivirus. A programação acontece no Centro de Saúde Santo Antônio, das 8h às 17h, com orientações e aplicação de vacina.

Altamente transmissível, o vírus que causa o Sarampo é capaz de infectar até 90% das pessoas sem imunidade, que compartilham do mesmo espaço com pessoas contaminadas. A doença é transmitida pelo contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada. Os sintomas se manifestam em até 14 dias e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, há quase oito anos Bequimão não tem registros de casos de Sarampo. A situação confortável, segundo ele, se deve às diretrizes de saúde implantadas no município desde 2013, quando Zé Martins assumiu a administração do município.

Por determinação do prefeito, as doses da vacina que previnem a doença passaram a ser permanentes nos postos de saúde espalhados por Bequimão. “O serviço de imunização é oferecido de forma contínua. Os agentes de saúde fazem o mapeamento completo das condições de saúde dos moradores nas comunidades. As equipes da Estratégia Saúde da Família, por sua vez, vão até esses locais e prestam toda a assistência de saúde, incluindo a aplicação de vacinas”, explica o secretário Sidney Bouéres.

Vacinas de rotina
Entre as vacinas oferecidas pela Prefeitura de Bequimão, continuamente, estão a BCG (tuberculose), Hepatite B, Rotavírus, Sabin VOP (Poliomielite), Tetravalente, Pneumocócica (VPC10), Meningocócica C (Meningite), Tríplice viral, Tetravalente bacteriana (DTP), Dupla adulto e Pneumocócica Polissacarídica 23V.

Para manter a caderneta de vacinas atualizada, os usuários do sistema público de saúde podem se dirigir, das 8h às 17h, ao Centro de Saúde Santo Antônio, na sede de Bequimão, e às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), localizadas nos povoados Bebedouro, Macajubal, Pontal, Jacioca, Mojó, Quindiua, Paricatiua e Santana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo