Bequimão participa do IV Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento Local
O 4º Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento (ENAD) Local reuniu 600 pessoas de 22 estados do Brasil, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, na última quinta-feira (19). Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento teve na programação representantes do Ministério de Desenvolvimento Social, consultores e empreendedores, que apresentaram o caso de sucesso deles.
Na abertura do ENAD, na quinta feira (19), ocorreu uma palestra com o educador e presidente do Banco Palma, Joaquim Melo. Ele pautou sobre “Soluções comunitárias para o desenvolvimento econômico e social”. No mesmo dia, um painel sobre “Estratégias colaborativas para cidades mais democráticas” reuniu várias autoridades em Tecnologias Educacionais, além do idealizador da rede social que tem como objetivo criar uma ponte entre o cidadão e prefeituras, permitindo que essas saibam o que tem de certo e errado na região.
Os participantes assistiram palestras, e debateram sobre o efeito multiplicador do poder de compra dentro da economia local, sustentabilidade e estratégias colaborativas para formação de cidades mais democráticas. Os profissionais discutiram estratégias para fortalecer a economia local e ampliar a democratização nos municípios.
O Agente Municipal de Desenvolvimento, Rodrigo Martins, que representou o município de Bequimão, falou da nova experiência.
“Nossa atuação de agente de desenvolvimento sempre é fortalecida quando os debates contemplam exemplos e resultados vividos nos municípios brasileiros”, destacou o representante bequimõense.
AGENTES – Os agentes de desenvolvimento local foram criados pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e têm o papel de coordenar e contribuir para o desenvolvimento do ambiente de negócios nos municípios. Eles atuam na formalização, levam conhecimento e fazem a ponte entre o poder público e a iniciativa privada.
Fotos: Rodrigo Martins
Por: SEMATUR/ Bequimão