BEQUIMÃO

Bequimão-MA: Prefeitura realiza ação alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O movimento contou com ampla adesão de estudantes, servidores municipais e população em geral

A Campanha Faça Bonito tomou as ruas e avenidas da sede de Bequimão nesta quinta-feira. A mobilização foi um chamamento à luta contra o abuso e à exploração sexual infantil, que tem como data simbólica o dia 18 de maio. O movimento contou com ampla adesão de estudantes, servidores municipais e população em geral. A titular da Promotora de Justiça de Bequimão, Dra. Raquel Madeira Reis, também participou do ato, representando o Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

O secretário municipal de Assistência Social, Josmael Castro, explica que levar a conscientização aos bequimãoenses nunca é demais e que essa programação já é uma realidade no calendário anual do município, dada a necessidade de atenção que o tema requer por parte do Poder Público. “Nós temos a Campanha Faça Bonito já como parte do calendário do nosso município. E o nosso objetivo é justamente estimular que os bequimãoenses não se calem e denunciem cada vez mais episódios dessa natureza”, conta ele.

A posição de Castro é reforçada pelos registros da polícia. Mesmo com ações quase rotineiras da Assistência Social, ainda sim crianças do município têm sido vítimas desse tipo de violência, conforme contou o delegado de Bequimão, Allan Bruno, ao programa Bandeira 2, da TV Difusora. Em menos de um mês, dois estupros e uma tentativa foram registrados no município. O caso mais recente aconteceu no bairro Cidade Nova, onde um comerciante foi preso preventivamente, suspeito de abusar sexualmente de uma menina de apenas dez anos todas as vezes em que ela ia até o seu estabelecimento.

“Segundo consta no inquérito policial instaurado para apurar o caso, o investigado seria um comerciante e vizinho da menor. Nessas ocasiões, ele a convidava para com ele manter relação sexual em troca de dinheiro. Em outra oportunidade, ele de forma mais acintosa tentou tirar o seu short, aproveitando que teria encontrado com ela na rua sozinha, e não satisfeito teria praticado um ato libidinoso em sua presença. Diante dos fatos, a Polícia Civil tomou as providências e representou pela prisão preventiva do investigado”, revelou.

No mês alusivo à causa, o prefeito João Martins reforçou que o município vai seguir com a realização das campanhas de conscientização e, mais do que isso, vai trabalhar pelo fortalecimento da rede de apoio a crianças e adolescentes do município.

“Nós já temos uma rede de apoio grande. Vamos trabalhar ainda mais no sentido de fortalecê-la e combater essa prática criminosa e horrenda que compromete o futuro da nossa geração. Nossa administração vai seguir lutando para que o direito à infância e juventude de nossos meninos e meninas jamais seja violado e, para isso, contamos com o apoio da nossa população na hora de denunciar. Temos diversos mecanismos de combate a esse crime instalados no nosso município. Aquele que for procurado primeiro vai tratar de interromper essa violência que muitas vezes começa no ciclo familiar ou de amizade dessa criança e adolescente. Contamos com a sensibilidade da nossa população na hora de identificar esses sinais e denunciar”, reforçou o prefeito João Martins.

São parceiros da Prefeitura de Bequimão nas ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretária Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e o Governo do Estado, por meio das Polícias Militar e Civil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo