Bequimão-MA: Prefeito João Martins participa do VI Festival de Cultura Quilombola na comunidade Santa Rita
O evento foi realizado no último sábado (16) e teve o apoio da Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial
Desde 2013, o protagonismo negro é uma realidade em Bequimão. Várias políticas públicas, entre as quais cabe destacar a Semana do Bebê Quilombola, foram implementadas e continuam sendo fomentadas pela administração do prefeito João Martins. Um exemplo dessas ações, que já se tornaram tradição e são bastante aguardadas pelos moradores das comunidades tradicionais do município, é o Festival de Cultura Quilombola, realizado neste fim de semana e que teve ampla adesão da população e de autoridades locais, como o prefeito João Martins e o ex-prefeito de Bequimão, Zé Martins, precursor da Semana do Bebê Quilombola.
O Quilombo Santa Rita foi o grande palco da sexta edição do Festival de Cultura Quilombola em 2022. O evento, organizado pelo Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ), aconteceu no último sábado (16) e contou com o apoio da Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O Governo do Maranhão e o deputado estadual Zé Inácio também estiveram entre os parceiros da iniciativa que visa o fortalecimento da identidade negra como estratégia de combate ao racismo e valorização dos povos tradicionais no município de Bequimão.
A programação aconteceu durante todo o dia com a apresentação de grupos culturais quilombolas; mesas de diálogos sobre tradições e saberes do povo quilombola; em parceria com as Secretarias de Estado da Igualdade Racial (SEIR) e de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP); assim como também abriu espaço para o ato de solicitação de certificação para as comunidades quilombolas.
Por determinação do prefeito João Martins, o apoio do município foi ampliado ainda mais nesta sexta edição do evento, como explica o secretário de Igualdade Racial, Fábio Silva. “O município sempre se fez presente, dando apoio à realização do Festival de Cultura Quilombola, organizado pelo MOQBEQ, principalmente na questão logística. Este ano, por determinação do prefeito João Martins, essa contribuição está sendo ampliada, no sentido de fomentar iniciativas como esta dentro do nosso município, valorizando cada vez mais a cultura das nossas comunidades tradicionais”, diz o secretário Fábio Silva.
O prefeito João Martins acompanhou toda a programação e declarou que todo o apoio ao Festival de Cultura Quilombola segue uma série histórica de ações do município que buscam, desde 2013, garantir mais dignidade às comunidades tradicionais de Bequimão.
“O nosso município se tornou referência na garantia de direitos e na assistência às comunidades quilombolas. São ações que muito nos orgulha enquanto gestão poder proporcionar aos moradores das nossas comunidades. A invisibilidade deu lugar ao protagonismo e é nesse caminho que queremos continuar caminhando, sendo cada vez mais parceiro do MOQBEQ [Movimento Quilombola de Bequimão] e contribuir com a melhoria da qualidade de vida nas nossas comunidades”, afirmou o prefeito de Bequimão, João Martins.
O secretário municipal de Administração e Finanças, Sidney Bouéres, que também esteve presente no festival, destacou a importância do apoio a eventos dessa natureza. “Mais um festival, mais um momento de valorização demonstrado pela gestão municipal com as comunidades tradicionais. É tempo de darmos as mãos, somar as forças e continuar nessa luta. Tenho certeza que o prefeito João Martins estará sempre de portas abertas para continuar ajudando e apoiando esse povo que tanto merece dignidade e respeito”, disse Bouéres.
O vice-prefeito Magal também esteve presente no evento, assim como secretários municipais, lideranças quilombolas e representante do Governo do Estado.