BEQUIMÃO

Bequimão-MA: Prefeito João Martins dialoga com Agentes Comunitários de Saúde

O encontro entre o gestor e profissionais serviu para buscar melhorias para a categoria

Continuando o seu modelo de gestão participativa, implantado em Bequimão e na região de maneira pioneira, o prefeito João Martins segue dialogando com servidores públicos e com as entidades representativas de classe de Bequimão. Na última sexta-feira (10), foi a vez dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) terem suas reivindicações ouvidas e, a partir de então, analisadas pelo poder público. O objetivo é um só: melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde prestados à população do município. O encontro aconteceu na sede da Associação Municipal de Agentes Comunitários de Saúde.

A secretária de saúde, Ramone Araújo, classificou a reunião como bastante proveitosa. Segundo ela, os encaminhamentos gerados a partir do encontro vão aprimorar bastante o atendimento de saúde primário oferecido pelos ACS’s, principalmente àqueles bequimãoenses que residem em comunidades mais afastadas da sede do município.

“Os nossos agentes passam a maior parte do tempo nas comunidades. Podemos considerá-los, inclusive, a linha de frente do nosso sistema municipal de saúde, dado esse trabalho tão importante que desenvolvem. Por isso é tão necessário que a gente discuta a melhor forma de valorizá-los e melhorar cada vez mais as suas condições de trabalho”, declarou Ramone.

Entre os principais assuntos discutidos na reunião está a implantação do adicional por tempo de serviço, pago aos servidores públicos a cada cinco anos completos de efetivo exercício. Também fazem parte dessa lista de pleitos dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) a concessão de benefícios financeiros, o repasse sindical da categoria e a informatização dos processos de trabalho.

O prefeito João Martins fez um balanço do encontro. Para ele, a população bequimãoense é a maior beneficiada com esses investimentos em saúde. “Quem tem a ganhar com essas melhorias são os nossos agentes e principalmente a nossa população. Foi uma reunião muito produtiva. Os agentes buscaram por melhorias para a categoria como implantação do Quinquênio para todos os ACS’s”, iniciou o gestor.

Ele revelou que a informatização dos serviços prestados pelos ACS’s também foi pauta do encontro com os profissionais de saúde. Sem esquecer das melhorias físicas na estrutura da associação, o prefeito fez questão de incorporar ao pacote de ações da Prefeitura de Bequimão a colocação do piso na sede da Associação dos ACS’s.

“Durante a reunião, também nos comprometemos com a colocação do piso da Associação, assim como pretendemos reforçar este conjunto de ações com a distribuição de tabletes para a categoria. Dessa forma, iremos excluir e minimizar o uso das fichas impressas, tornando o trabalho mais prático e de fácil acesso”, completou o prefeito de Bequimão, João Martins.

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) atua na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias da comunidade em suas casas e orientando sobre as formas de acesso ao SUS. Além disso, ele trabalha com o mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais da região. Assim, a estratégia de acolhimento é criada de acordo com as necessidades locais. Isso permite o desenvolvimento de um plano de ação eficiente.

Nesse sentido, o ACS carrega consigo uma função fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS): aproximar a população do sistema de saúde. E é justamente a forma de acolhimento do agente que leva conforto e segurança aos pacientes, aumentando a confiança da população no serviço público.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo