casa » NOTÍCIAS » Bequimão é o primeiro município do MA a cumprir meta do Busca Ativa Escolar

Bequimão é o primeiro município do MA a cumprir meta do Busca Ativa Escolar

COMPARTILHE

Mais de quarenta alunos evadidos das escolas de Bequimão vão retornar às salas de aulas em 2020. O processo de reintegração ao ambiente escolar foi proposto pelo programa “Busca Ativa Escolar”, uma das tarefas obrigatórias para que municípios do Brasil conquistem o Selo UNICEF. Com o resultado expressivo, a equipe do município foi convidada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para uma sala virtual de orientações, que está tratando do Busca Ativa Escolar. As discussões começaram nesta quarta-feira (5) e só terminam amanhã (6), no YouTube.

No Maranhão, Bequimão foi o primeiro dos 209 municípios participantes do programa a atingir a meta do “Busca Ativa Escolar”. O desafio era rematricular 33 alunos nas escolas, mas essa meta foi ultrapassada, alcançando a marca de 44 alunos rematriculados. Municípios participantes têm até 31 de março para atingir suas metas na plataforma.

O prefeito Zé Martins convocou sua equipe para um trabalho intensivo na busca pelos alunos evadidos. A tarefa foi cumprida numa colaboração entre o articulador do Selo UNICEF no município, Wanderson Farias; a supervisora educacional, professora Jainara Peixoto; e os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (JUVA), que figura entre os oito primeiros do Brasil que mais já concluíram desafios propostos pelo Selo Unicef, contabilizando 80 tarefas no total.

Foto: Divulgação

O desempenho gerou reconhecimento no Brasil e no Maranhão. Agora, a fórmula para alcançar esse resultado está sendo compartilhada com outras cidades do estado. Segundo Wanderson Farias, além de cumprir suas tarefas, Bequimão presta consultoria a municípios que desejam alcançar o reconhecimento internacional de eficácia na promoção das políticas públicas para crianças e adolescentes.

“Já oferecemos assessoria no tocante a esse trabalho a municípios como Alto Alegre do Pindaré, Buriti de Inácia Vaz, Matinha, Duque Bacelar, Tutóia, entre outros. São municípios que auxiliamos na questão do Selo, porque somos reconhecidos como referência no Estado”, revelou o articulador.

“A sensação é de dever cumprido. Pegamos o Selo UNICEF zerado. Hoje, Bequimão é referência no Estado do Maranhão, na Amazônia Legal e no Brasil. Então, para nós, é uma satisfação muito grande poder ajudar nossa cidade a construir uma nova história. A nossa equipe é formada por bequimãoenses que acreditam no município. Temos o apoio incondicional do prefeito Zé Martins e de toda a estrutura administrativa da cidade. Arrisco a dizer que é o ápice do pertencimento você ser da terra e usar o conhecimento que adquiriu para transformar a vida das pessoas que vivem aqui. Não é fazer por fazer. A gente faz porque aprendeu a fazer e o resultado está aí”, concluiu, feliz, Wanderson Farias.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Municípios recebem nesta terça-feira (7) a recomposição do FPM referente à junho; confira os valores

As prefeituras recebem na próxima terça-feira, 7 de julho, a recomposição do Fundo de Participação ...

Vereadora Fátima Araújo visita comunidade do bairro São Cristóvão

Tomando todos os cuidados necessários de prevenção contra a proliferação da Covid-19, poder ser do ...

PEC que adia eleições altera prazos relacionados à administração municipal

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/20) que determina a alteração da data das ...

Maranhão vai receber mais de R$ 49 milhões pela Lei Aldir Blanc

A Lei 14.017/2020 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, 29 de junho, vai injetar ...

Com o adiamento das eleições, Jeisael Marx volta para o Rádio e TV

A votação da Câmara dos Deputados que confirmou o adiamento das eleições tem uma série ...