casa » POLÍTICA » Bequimão: Duas considerações sobre uma boa gestão municipal
Secretária da Secid, Flávia Alexandrina, garantiu o reinício das obras da Ponte do Balandro.

Bequimão: Duas considerações sobre uma boa gestão municipal

COMPARTILHE

Por Robert Lobato

Blog do Robert Lobato esteve no final de semana na cidade de Bequimão, localizada na Baixada Maranhense, para visitar a Expocapril, Exposição de Ovinos e Caprinos, que aconteceu  no Parque de Exposição, na MA-106, Km 30, Povoado Frederico, estrada que liga Bequimão ao Porto de Cujupe.

Município com pouco mais de 20 mil habitantes, Bequimão é uma das cidades mais carentes do Maranhão e enfrenta, do ponto de vista de infraestrutura, as mesmas dificuldades enfrentadas pela maioria dos municípios brasileiros de pequeno porte. A diferença é que lá existe gestão atuante, competente, que coloca o interesse da população em primeiro plano.

O prefeito Zé Martins é, sem dúvida alguma, um dos melhores prefeitos da Baixada Maranhense se não for o melhor. Basta comparar o que era Bequimão antes e o que é agora depois da sua gestão. A cidade está limpa, organizada, saneada administrativa e financeiramente, com os todos os serviços básicos em bom funcionamento para a cidadania local.

A administração Zé Martins é prova cabal de que quando um prefeito quer trabalhar com responsabilidade e honestidade consegue fazer muito, mesmo em um ambiente de grave crise econômica que arrocha cada vez mais os municípios brasileiros, em especial de estados pobres como o Maranhão. Apenas dois exemplos atestam essa assertiva. Senão vejamos.

HOSPITAL DE 20 LEITOS

Pois é. Existe uma unidade dessa em Bequimão funcionando em perfeito estado e atendendo não somente os bequimãoenses, mas também moradores de municípios adjacentes.

HOSP_DSC2934

O hospital está bem equipado, quadro de profissionais de saúde qualificado, salários em dia, medicamentos para várias enfermidades, alimentação de qualidade, enfim, um equipamento público de saúde em plena produtividade. E olhem que os recursos da secretária de Saúde para esse tipo de unidade hospitalar nos municípios foram praticamente extintos no atual governo, mas o secretário Marcos Pacheco, por reconhecer a seriedade da gestão do prefeito Zé Martins, já se comprometeu em viabilizar boa parte do dinheiro para os cofres municipais que vai garantir a ampliação dos serviços naquela unidade.

PONTE DO BALANDRO

Outra conquista do povo de Bequimão, fruto da competência administrativa e da habilidade política do prefeito Zé Martins em viabilizar obras e projetos para a cidade, foi o recente comprometimento assumido pela secretária Flávia Alexandrina (Cidades) de autorizar o reinício das obras na Ponte do Balandro, interrompidas desde o final do ano passado.

_DSC2945PTE

A secretária se mostrou muito receptiva em ajudar a “desenterrar” a cabeça de burro que parece haver naquela parte de Bequimão que impede a conclusão de tão importante obra para a cidade e que irá beneficiar milhares de famílias de várias povoados.

A Ponte do Balandro, sobre o Rio Itapetininga, medirá cerca de 60 metros de comprimento com 12 de largura, cujo investimento é da ordem de R$ 2.369.531,81. A obra é financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) em parceria com o Governo do Estado.

Adversários políticos do prefeito Zé Martins chegaram a criticá-lo por ter procurado o governador Flávio Dino para garantir, de uma vez por todas, a construção da ponte chegando a acusá-lo de “oportunista”.

Ora, o prefeito deveria procurar quem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin? Cada uma…O fato é que prefeito de Bequimão está de parabéns pelo trabalho que tem empreendido nestes quatro anos de mandato.

E apenas esses dois exemplos citados aqui, o hospital de 20 leitos e a Ponte do Balandro, mostram que Zé Martins é um ótimo exemplo de que ainda existem prefeitos responsáveis e de espírito publico neste Maranhão. Poucos, mas existem.

É isso.

 

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Publicada recomendação que orienta sobre procedimentos em relação a contratos firmados antes da pandemia

Em mais uma recomendação com finalidade prestar esclarecimentos aos prefeitos sobre assuntos relevantes, por determinação ...

Famem esclarece sobre constitucionalidade da Lei que suspende pagamentos de empréstimos consignados

Por meio de recomendação editada nesta terça-feira, 23, a Federação dos Municípios do Estado do ...

Ruas do bairro Pirapora continuam recebendo pavimentação asfáltica

Uma solicitação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) através de requerimento ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior ...

Prefeitos debatem adiamento das eleições com senador Weverton

O presidente da Famem, Eric Costa e dezenas de prefeitos, reuniram-se nesta quinta-feira (18), por ...

Covid-19 já vitimou 10 ex-prefeitos maranhenses

A pandemia da Covid-19 já vitimou 10 ex-prefeitos do Maranhão desde que foi registrado o primeiro ...