Avançam trabalhos para implantação de escola em tempo integral em Bequimão-MA
Para dar andamento ao processo de implantação de uma escola integral no município de Bequimão, conforme foi tratado em reunião com o prefeito Zé Martins, uma equipe da Secretaria Estadual de Educação fez uma visita técnica à Unidade Escolar Aniceto Cantanhede, no Centro, na quarta-feira (16). O grupo foi recebido pelo secretário de Administração, José Orlando, e por profissionais da equipe educacional.
O método que está previsto ser implantado em Bequimão, no próximo ano, é o modelo Educa Mais, baseado em ações integradas e em tempo integral, com envolvimento dos atores que influenciam diretamente a formação dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais. Nesse padrão de escola pública, os alunos e alunas cumprem um período letivo diário de 7 horas e 50 minutos, de segunda a sexta-feira.
As escolas são adaptadas para permitir melhor complementação e integração curricular. As aulas estimulam o protagonismo juvenil, com estudos orientados e práticas experimentais. A proposta é que o diálogo permanente entre estudantes e educadores favoreça o desenvolvimento de competências para a vida e para o mercado de trabalho.
Na visita, a equipe da Secretaria Estadual de Educação explicou o funcionamento desse modelo de escola e vistoriou a atual estrutura da U.E Aniceto Cantanhede. O colégio passará por adequações necessárias para a implantação do currículo integral.
“Conseguimos uma parceria para a concretização de um compromisso feito em campanha. Um dos nossos sonhos e planos, para a área de educação, é exatamente a implantação desse modelo de escola em tempo integral. Queremos dar mais condições para que os jovens do nosso município tenham oportunidades que só uma boa educação pode gerar”, disse o prefeito Zé Martins.
Também participaram da visita técnica o superintendente de Educação Profissional do Estado, Emanuel Denner, o vereador Zeca Professor e o diretor da escola Marcelo Almeida.