casa » EDUCAÇÃO » Curso de Filosofia da UFMA foi inaugurado em Peri-Mirim

Curso de Filosofia da UFMA foi inaugurado em Peri-Mirim

COMPARTILHE

PERI-MIRIM/MA – Aconteceu na última sexta feira (29) na cidade de Peri-Mirim, na baixada maranhense, a aula inaugural do primeiro curso de Licenciatura em Filosofia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Profebpar), realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a prefeitura de Peri-Mirim. Com o tema: “Filosofia prática: em busca de um sentido razoável para a ação” a aula foi ministrada pelo professor do departamento de Filosofia, Helder Machado Passos e contou com a presença do prefeito do município, João Felipe (PT), responsável direto por mais esse avanço na educação de Peri-Mirim.

Para o prefeito de Peri-Mirim, João Felipe (PT), a implantação do curso de Filosofia na cidade é um compromisso assumido e que hoje está sendo realizado. Segundo ele, ter a UFMA na cidade de Peri-Mirim vai propiciar aos professores do município mais qualificação profissional e garantirá um aprendizado melhor para os estudantes de todas as séries, já que Filosofia é uma disciplina essencial para todos. João Felipe enfatizou ainda que com a instalação do curso, não será preciso o professor se deslocar da cidade para outro Polo em busca de uma graduação, já que tudo requer custos, o que não é fácil.

Durante a palestra, o professor levou os 49 ingressantes no curso de primeira licenciatura em Filosofia do município de Peri-Mirim, a refletirem sobre o que é filosofia e qual sua importância para a sociedade e sobre o pensar do homem e refletir também acerca de fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma nova vida, sempre embasada na leitura e aquisição de novos conhecimentos.

UFMA1 UFMA2

Rosicleia Campos, professora de Peri-Mirim há 12 anos, lembrou que sempre ministrava aulas para turmas de alfabetização e ensino fundamental, em turmas do 5º ao 8º ano. “Sempre sonhei em fazer Biologia, porém por condições financeiras, não consegui levar adiante, foi quando surgiu a oportunidade de fazer Filosofia. No início não tive interesse em me inscrever, porém meus dois filhos, um de 15 e outro de 17 anos, me incentivaram e disseram pra eu tentar o curso. Foi então que decidi fazer para servir de exemplo pra eles também e mostrar que precisamos sempre nos desafiar e estudar, independente da idade, sempre no intuito de nos atualizarmos constantemente”, disse a nova acadêmica da baixada.

Já Rosicleia Reis, professora do ensino infantil há oito anos, ressaltou sua vontade em fazer o curso de Pedagogia, mas que também por dificuldades financeiras não foi possível, por isso enfatiza a importância deste curso chegar até Peri-Mirim. “É bom está sempre nos atualizando e aproveitar bastante às oportunidades não só nesta área, mas em todas as outras também. Recebi um grande incentivo do diretor da escola que trabalho, o qual já cursa Filosofia na UFMA, Campus Pinheiro; e, para mim, fazer este curso gratuitamente é muito bom, já que não é todo dia que temos uma oportunidade como essa e que temos que agarrar cada momento que a vida nos proporciona. Temos muito que aprender a cada dia e o curso nos mostrará isso”, declarou.

A coordenadora do curso de Filosofia, professora Marly Cutrim de Menezes, lembrou que durante os quatro anos do curso, muitas dificuldades serão encontradas, mas que elas fazem parte do cotidiano de cada um, e que estas dificuldades não sejam motivos para desistências e sim para perseverança. Ela desejou a todos os novos estudantes que tenham compromisso, ousadia e desafios em concluir o curso.

Na ocasião, os alunos da escola municipal Cecília Botão – Anexo II realizaram a peça teatral intitulada “Emília e a pílula do Dr. Caramujo”, baseada na obra Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, no intuito de mostrar aos novos estudantes a importância de ler e ter conhecimento sobre o que pensar e falar. A obra retrata a pílula que o Dr. Caramujo deu para a boneca Emília, a pedido de Narizinho, com a intenção de fazê-la falar.

No dia seguinte, a turma se reuniu com a coordenação do curso para obter conhecimento sobre as atividades que serão ministradas e como será a metodologia e cronograma das aulas.

UFMA/FILOSOFIA

Sobre João Filho

um comentario

  1. Empresa fundada em 01 de janeiro de 2003, a MDF Tecnologia, vem mantendo uma posição de destaque no mercado. Nossa empresa dispõe de profissionais altamente qualificados que estão constantemente melhorando seus métodos e conhecimentos.

    * Contrato de Suporte
    * Help Desk
    * Contrato de Informatica
    * Suporte para Smartphones
    * Contrato Suporte PABX, Locacao de PABX.
    * Cabeamento Estruturado.
    * Projetos Wireless: Empresas, Escolas, Hoteis, Universidades, etc…
    * Bloqueio de Sites, Firewall, VPN ponto a ponto, VPN Cliente.
    * Locacao de Equipamentos: Servidores, Nobreaks, Racks, Storages.
    * Storage, NAS, Armazenamento, Backup, Cloud.
    * Hospedagem Sites, Criacao Web Sites, Desenvolvimento Web Sites.

    Atendemos o Brasil Todo.
    Acesse http://www.mdftecnologia.com.br

    Obrigado pelo Contato.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

IESF abre inscrições para vestibular

O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF está com inscrições abertas para o vestibular ...

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara ...

Vereadora Fátima Araújo leva estudantes do “Educar para Vencer” para a Feira do Livro

Uma das maiores incentivadoras da educação básica, a vereadora Fátima Araújo tem feito um trabalho ...

Alunos do projeto Educar para Vencer voltam às aulas

Os quase cem alunos matriculados para as aulas de reforço escolar do projeto Educar para ...

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi ...