casa » POLÍTICA » Deputados garantem apoio da AL à Prefeitura de Alcântara

Deputados garantem apoio da AL à Prefeitura de Alcântara

COMPARTILHE

NOTA DE ASSESSORIA

Em audiência pública recente, realizada na Igreja do Carmo, na sede do município de Alcântara (MA), os deputados Zé Inácio (PT) e Wellington do Curso (PPS) garantiram o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão à luta da Prefeitura Municipal e dos moradores por novos avanços na saúde, educação, assistência social, segurança e infraestrutura. Conduzida pelo socialista, a audiência reuniu autoridades e lideranças locais.

Participaram da audiência o prefeito de Alcântara, Domingos Arakem (PT), o ex-deputado Hélio Soares, vereadores e representantes do Governo do Maranhão, Delegacia Regional de Pinheiro, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça e das comunidades da sede e povoados. A audiência foi definida a partir das manifestações públicas pelo incidente que ocorreu na Unidade Mista Dr. Neto Guterres e que levou a óbito mãe e filho.

AVANÇOS GARANTIDOS

A união de forças entre moradores, Prefeitura e o Parlamento também recebeu a forte parceria do Governo Maranhão, que já garantiu a aprovação da Samu de Alcântara na Comissão Intergestores Regionais (CIR). O município também terá de volta os recursos do CAPS. O Governo do Estado garantiu ainda apoio à Atenção Básica do Município e que o Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência de Pinheiro (MA), que será inaugurado em setembro deste ano. O hospital é mantido pelo Governo Estadual.

O novo hospital será porta de entrada para atendimento aos pacientes graves de Alcântara. Na audiência, Zé Inácio (PT) e Wellington do Curso se comprometeram a intermediar junto ao Governo do Maranhão sobre as questões da segurança e saúde pública do município. Zé Inácio (PT) demonstrou a preocupação em relação aos protestos contra a gestão municipal e que estenderam a outras instituições públicas.

“O Prefeito de Alcântara, Domingos Arakem, teve a altivez e a coragem de vir aqui nesta audiência pública, decisão que talvez muitos prefeitos não teriam, para continuar o diálogo e onde também prestou contas das realizações em favor do povo do seu município”, disse Inácio. O parlamentar, por iniciativa própria, intermediou junto ao Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, para sanar as questões da saúde pública de Alcântara.

“Com a autorização do próprio secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, o Hospital Regional de Pinheiro será inaugurado em setembro próximo. Com certeza, com essa inauguração do Hospital Macrorregional de Pinheiro, a saúde pública, em Alcântara e ainda dos municípios da região da Baixada, vai melhorar significativamente”, destacou Inácio. Em pronunciamento, Araken destacou importantes realizações da atual gestão.

“Apesar da situação deste momento, realizamos ações importantes, principalmente na zona rural. A recuperação e construção de estradas, a perfuração de poços para implantação de sistemas de abastecimento de água, a construção de pontes, modernização da iluminação pública, a construção da UBS do Mangueiral, ampliação e reforma da UBS do Mangueiral, ampliação de três para nove equipes do PSF, reforma de 48 escolas, aquisição de quatro mil carteiras escolares, fardamento escolar para alunos da sede”, disse Arakem.

Wellington falou da importância do evento. “Fica aqui o alerta e a nossa preocupação com a saúde e a educação para que possamos nos humanizar e não simplesmente ir às ruas procurar a população quando queremos nos beneficiar com a política e o voto. Temos as nossas obrigações e devemos pautar o nosso mandato nessas obrigações, principalmente com o que nos comprometemos durante a campanha”, disse Wellington.

A situação da Unidade Mista Dr. Neto Guterres se agravou desde 2012, quando a então gestão da Secretária de Estado da Saúde cortou os recursos. A receita do hospital caiu de R$ 125 mil para apenas R$ 25 mil reais por mês, recurso insuficiente para manter o quadro de profissionais da saúde, investir em novos equipamentos e aquisição de material hospitalar. Com o corte drástico, a Prefeitura teve que fazer readequações e assumir outras despesas a fim de evitar o fechamento do hospital.

Os encaminhamentos definidos em audiência foram: reativação da Escola Municipal Inácio de Viveiro; mais investimentos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para a rede pública de saúde de Alcântara; garantir a atuação da Guarda Municipal; criação do Centro de Zoonoses para a defesa dos animais; atendimento social no CRAS e reativação da Casa do Idoso; autonomia dos conselhos municipais, revitalização do porto e investimentos de políticas públicas para os jovens. (Com informações das respectivas assessorias dos parlamentares)

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Sancionada lei de Othelino Neto que prevê uso de efetivo da Segurança para reforço nos municípios

O governador Flávio Dino sancionou, nesta sexta-feira (11), o  Projeto de Lei 480/2019, de autoria do ...

Othelino recebe prefeita de Paço do Lumiar e destaca importância do município para Região Metropolitana

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quarta-feira ...

Assembleia aprova projeto do Executivo que institui Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil

A Assembleia aprovou por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (10), o projeto de lei 454/2019, ...

Câmara aprova projeto de lei de autoria de Fátima Araújo que vai criar e implantar o CEJAAM em São Luís

A população de São Luís ganhou um grande presente na manhã desta quarta-feira (09). Durante ...

Gedema entrega kits de higiene pessoal a idosos do Solar do Outono e Asilo de Mendicidade

O Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema) entregou, nesta terça-feira (1º), kits de ...